Blog
Como o SEO para YouTube pode ajudar a rankear seu vídeo no Google?
- 29 de agosto de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Você sabe como rankear um vídeo no Google e no YouTube para obter resultados melhores na estratégia de marketing de conteúdo da sua marca?
Não é novidade que os vídeos são ferramentas poderosas para aumentar o nível de atração e engajamento do público. O que muitos ainda não se dão conta é que é possível otimizar um vídeo.
Para você ter uma ideia da relevância de um conteúdo com boas práticas de SEO, segundo o SEMrush, o YouTube foi o 5º site mais acessado do Brasil em 2021 e o buscador mais utilizado depois do Google.
Você sabe como rankear um vídeo no Google? Conhece SEO para YouTube? Descubra a resposta para essas e outras perguntas a seguir.
O que é SEO para YouTube?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, é uma estratégia que engloba uma série de técnicas para melhorar o posicionamento de um site nas ferramentas de busca. Já SEO para vídeos é a adaptação dessa estratégia para otimização de canais e conteúdos no YouTube.
Como ocorre no Google, os históricos de navegação e de pesquisa do usuário são relevantes para determinar o que vai aparecer entre os resultados do YouTube. Por isso, cuidados relacionados à pesquisa de palavras-chave e escolha de tags podem garantir melhores posicionamentos e colaborar para a captura de leads.
Muitos pontos precisam ser atendidos para otimizar um vídeo em SEO, alguns parecidos com aqueles adotados para os textos do Google e outros diferentes. Descubra os principais deles ao longo dos próximos itens.
Benefícios de investir em otimização para vídeos
Com todos os pontos destacados acima, é fácil perceber a importância e os benefícios de saber como rankear um vídeo no Google e no YouTube.
Da mesma forma que ocorre quando você otimiza blogposts ou mesmo a página do seu e-commerce, por exemplo, os vídeos com otimização em SEO trazem vantagens relacionadas a:
- Aumento do tráfego orgânico, já que fica mais fácil para as pessoas encontrarem seu vídeo durante as pesquisas de interesse, o que impulsiona as visualizações do conteúdo e o crescimento da sua audiência
- Ganho de popularidade, o SEO é imprescindível para que um vídeo tenha mais alcance ou até viralize em algumas situações, aumentando, assim, a presença da sua marca perante os usuários do YouTube;
- Garantia de engajamento, pois os vídeos por si sós já são excelentes meios de atraírem o interesse do público, com a otimização eles engajam ainda mais as pessoas interessadas no tema abordado no conteúdo;
- Melhores resultados de marketing digital, uma vez que todos os benefícios mencionados têm impactos diretos sobre o sucesso das suas estratégias online.
Boas práticas do SEO para YouTube
Vamos às melhores práticas para otimizar seu vídeo em SEO e garantir os melhores resultados nas pesquisas e recomendações dos usuários:
Busca de palavras-chave no YouTube
Mesmo que os cuidados relacionados ao tempo de exibição e à taxa de cliques sejam protagonistas para a otimização de vídeos em SEO, também é indispensável escolher as palavras-chave utilizadas no conteúdo.
Afinal, as pesquisas também trazem parte do seu tráfego e o próprio algoritmo utiliza os termos para determinar as recomendações, e o rankeamento do vídeo no Google.
Uma boa maneira de encontrar ideias de palavras-chave é na sugestão automática do YouTube. Basta digitar os termos relacionados ao conteúdo na barra de pesquisas, e o site apresentará outras palavras-chave relacionadas com base naquilo que o algoritmo considera relevante.
Outra estratégia é utilizar o Google Trends, que, entre suas inúmeras funções, permite a utilização de filtros específicos para as tendências de pesquisas feitas no YouTube.
Também é válido mencionar que existem extensões no Chrome voltadas para a pesquisa de palavras-chave para rankear seu vídeo no Google, como o VidIC e o TubeBuddy.
Contudo, lembre-se que o YouTube pertence ao Google, e certamente os resultados apresentados na ferramenta Trends e nas próprias sugestões da plataforma já estão alinhados àquilo que o algoritmo considera de interesse da sua audiência.
Thumbnails chamativas
Quando seu vídeo aparece nas recomendações do YouTube ou nos resultados de uma busca, você precisa se certificar de que o conteúdo é atraente o suficiente para que o público clique e assista até o final.
Portanto, certifique-se de que a imagem de apresentação seja de qualidade, bem preenchida, não sobrecarregada e o contraste de cores seja chamativo. O texto deve ser enxuto e informativo.
Título coerente
Além da taxa de cliques, lembre-se que o tempo de permanência nos vídeos é imprescindível para ele ter um bom desempenho de SEO e um bom índice no rankeamento no Google. Se as pessoas clicarem no conteúdo e ele não apresentar aquilo que elas querem, elas logo sairão do material e buscarão por outros.
Caso esse abandono seja recorrente, o algoritmo reconhece a falta de relevância e prejudica seu vídeo no rankeamento de pesquisa. Outra penalidade comum é para quem utiliza iscas falsas de cliques com palavras-chave irrelevantes em relação ao conteúdo.
Sendo assim, não deixe de criar títulos coerentes ao conteúdo apresentado, com termos alinhados ao tema do vídeo e aos interesses da audiência.
Legenda e descrição
Em uma breve analogia, a descrição dos vídeos no YouTube funciona como as meta descriptions dos blogposts em SEO. Seguindo essa lógica, elas precisam ser diretas, relativamente curtas e incluir a palavra-chave determinada para o conteúdo.
Não deixe de apontar na descrição exatamente o que os usuários vão encontrar no conteúdo, pois, além de funcionar como um “convite” para o vídeo, ela também é considerada pelo algoritmo para determinar sua relevância.
Dito isso, jamais utilize palavras-chave irrelevantes para o material nem iscas falsas para atrair usuários com um conteúdo que não traga aquilo que eles esperam, pois isso gera penalidades na plataforma e um rankeamento ruim do vídeo no Google.
Edite o nome do arquivo
As técnicas de SEO começam antes de postar o vídeo na plataforma. Uma dica é nomear o conteúdo a ser postado com as palavras-chave. Se for uma agência de viagens, por exemplo, uma boa ideia é utilizar o nome do vídeo como-viajar-barato-youtube.mp4 em vez de VID_97500455.mp4.
Assim, o YouTube entende melhor sobre o que o vídeo trata, ou seja, qual é o tema central do conteúdo.
Use tags apropriadas
Além do título e da descrição, as tags são de suma importância para a categorização do vídeo pelo algoritmo do YouTube.
Elas servem para que o site consiga relacionar o conteúdo às intenções de busca da audiência, o que contribui para rankeamento do vídeo no Google e para que o conteúdo seja encontrado pelas pessoas através de vídeos relacionados.
Assim como as palavras-chave, as tags precisam ser relevantes e estar relacionadas ao conteúdo para evitar clickbaits e penalidades. Elas podem ser adicionadas por meio do YouTube Studio, selecionando o vídeo na aba Conteúdo do menu lateral à direita.
Tela final de sugestão
Por fim, uma excelente forma de rankear seus vídeos no YouTube é adicionando telas finais aos conteúdos.
Por meio das sugestões apresentadas, você mantém o interesse das pessoas no seu material, incentivando-as a permanecer no canal. Assim, seu tráfego é ampliado, a visibilidade dos demais vídeos aumenta e a conquista de novos assinantes é favorecida.
Leia também: Como usar o Google Trends na sua estratégia de marketing?
Análise de métricas
Uma maneira de otimizar o SEO para YouTube é estudando o analytics da plataforma. Lá você consegue entender todo o comportamento do público que vai consumir seus vídeos e, assim, poderá trabalhar para a retenção desses usuários.
Você consegue analisar diversas métricas, como alcance, tempo de exibição, desenvolvimento do público, etc.
O ideal é estabelecer uma frequência para analisar essas métricas e otimizar os conteúdos conforme o gosto do seu público-alvo. Dessa forma, você terá mais entendimento para criar conteúdos de qualidade.
Faça embed do seu vídeo
Uma dica de como rankear o seu vídeo no Google ou YouTube é fazendo embed. Ou seja, criar uma tag em HTML com o objetivo de acrescentar vídeos nas redes sociais, infográficos, podcasts e áudios e, principalmente, no seu blog ou site.
Isso fará com que os seus vídeos tenham mais visualizações e ajudará o leitor a entender melhor sobre a questão, além de fazer uma “pausa” na leitura.
Faça vídeos mais longos
O YouTube, de modo geral, prioriza vídeos mais longos. Além disso, se você fizer uma pesquisa sobre os conteúdos mais bem rankeados, vai perceber que os vídeos com menos de 2 minutos ficam mal posicionados. Os conteúdos nas primeiras páginas possuem em torno de 10 minutos.
Por isso, apesar de outras plataformas preferirem vídeos curtos, você deve seguir as boas práticas de SEO para YouTube e se aprofundar mais no conteúdo, sem enrolações. O ideal são produções com informação de qualidade.
Crie playlists
Criar playlists também ajuda a otimizar o conteúdo do YouTube para SEO, já que você pode escolher várias palavras-chave e melhorar a experiência dos usuários, aumentando as chances de que eles permaneçam por mais tempo no canal.
Do texto para o vídeo: estratégias de conteúdo para usar nos seus vídeos
Para encerrar nossas dicas e informações sobre otimização de vídeos em SEO, vamos trazer algumas sugestões extras para ampliar os resultados da sua estratégia e rankear seu vídeo no Google. As principais delas são:
Benchmarking
Como você faz nos seus artigos de blog, é fundamental observar o que seus concorrentes estão criando, analisar o que mais funciona perante a audiência e empregar os exemplos para promover um conteúdo melhor nos vídeos.
Cauda longa
Nos textos de SEO, termos de cauda longa têm menores fluxos de pesquisa, mas trazem maiores chances de conversão. Utilize a mesma lógica nas palavras-chave dos vídeos e varie os materiais para responder a perguntas ou abordar assuntos mais específicos.
Subtópicos
Da mesma forma que um blogpost é dividido em tópicos para facilitar o entendimento e a busca de informações pelos usuários, o YouTube também permite que os vídeos sejam divididos pelos assuntos abordados. Empregue essa técnica e otimize a experiência do usuário no canal.
Além disso, é indiscutível o poder de engajamento e interação presente nesse tipo de conteúdo, o que só impulsiona a influência e a autoridade que sua marca deseja construir, melhorando o rankeamento do vídeo no Google.
Formatos diferentes
Utilizar diferentes formatos faz com que os inscritos não sintam que estão assistindo ao mesmo vídeo toda a semana. Isso aumenta o engajamento e faz com que os usuários consumam mais o conteúdo do seu canal.
Por isso, use e abuse das mais diferenciadas formas de produzir conteúdo. Algumas dicas são:
- Tutoriais;
- Temas virais;
- Vlogs;
- Unboxing;
- Trocas de tempo, como time lapse.
Parcerias
Fazer parcerias também é um modo de aumentar o engajamento e os cliques dos vídeos. Gravar com produtores de conteúdos de outros canais auxilia na disseminação do conteúdo e no aumento da audiência, tornando sua marca mais conhecida.
Agora que você já sabe como rankear um vídeo no Google e no YouTube, não deixe de aliar seus vídeos SEO às melhores estratégias de inbound marketing do mercado.
O Lab Persona é especialista no assunto e oferece serviços de referência que já constroem a autoridade digital de algumas das maiores marcas do Brasil. Explore você também nossas soluções.