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Entenda quais são as etapas do planejamento estratégico
- 17 de agosto de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
As etapas do planejamento estratégico precisam ser conhecidas pelas organizações que pretendem se destacar. Para sobreviver no mercado, saber se posicionar corretamente e ter sucesso, uma empresa precisa se planejar.
Por mais criativa que seja uma ideia de negócio, é necessário agir pautado em estratégia para fazê-la dar certo.
Nesse ponto, um dos maiores desafios dos gestores de marketing é justamente como estruturar esse processo de organização. Por isso, o planejamento estratégico é algo tão essencial.
Ele engloba as ações organizadas da empresa para definir seus valores, sua missão, seus planos de ação, seus objetivos e o monitoramento dessas estratégias, para conseguir olhar não só o agora, mas também planejar-se a longo prazo.
Na administração de uma empresa, contudo, ele pode ser implementado em diversas áreas, mas sempre deve estar alinhado com os objetivos da companhia como um todo, para que todos os esforços possam convergir. Veja mais a seguir!
Quais são as 4 etapas do planejamento estratégico?
Para tornar esse trabalho de autoconhecimento mais fácil e amparado em análises mais aprofundadas, é possível separar o planejamento estratégico em quatro em etapas.
1) Diagnóstico interno e externo
Nessa primeira etapa do planejamento estratégico, é necessário juntar a equipe de modo a apontar as fortalezas e fraquezas da empresa, pois é importante apontar os pontos de destaque da instituição e o que é preciso melhorar para atingir os objetivos. Assim, deve ser feita uma análise interna na organização.
Além disso, é importante realizar um estudo externo da empresa também, investigando as oportunidades de mercado e quais são as ameaças da organização. Nesse estágio do planejamento, é necessário avaliar desde a economia e a política até os avanços tecnológicos que podem auxiliar ou prejudicar o crescimento do negócio.
2) Posicionamento
Em seguida, conhecendo melhor o mercado, a empresa consegue definir melhor quem ela é e como vai se apresentar nesse universo. Essa é uma ação que, entre as etapas do planejamento estratégico, permite se autoconhecer.
Entender o posicionamento é importante para projetar sua imagem aos clientes. Dizer como sua empresa é e como ela não é, sabendo se posicionar diante de diferentes assuntos, temas e até discussões que são debatidas no mercado ou em redes, assim como mostrar as causas que apoia.
É nessa etapa que ela define também os serviços que vende, os que não vende e como comunicar isso da melhor forma para o público-alvo, de modo a ajustar expectativas.
Nesse ponto, é muito importante ter conhecimento dos chamados 4 Ps do Marketing (produto, preço, praça e promoção). Esse famoso conceito, que engloba os pilares do marketing, permite que a empresa defina melhor seu posicionamento quando aplicado.
A seguir, entenda mais detalhadamente sobre esses pontos:
Produto
É o produto em si, ou o serviço, enfim, a solução que ela tem a oferecer ao mercado, mesmo que seja mais de uma. Assim como o preço, que também contempla o estudo de quais camadas e perfis de consumidores a empresa espera atingir.
Preço
É um aspecto no qual a empresa não deve falhar, pois, se isso acontecer, ela pode ter prejuízos, por não ser capaz de equilibrar custos e margem de lucro.
Praça
São os canais ou locais onde o produto estará disponível. Exemplo: estará disponível em lojas, pela internet ou em ambos os meios? De que forma se dará essa distribuição e qual a logística para avaliar a capacidade de atendimento?
Promoção
Refere-se às estratégias e recursos de divulgação que a empresa vai utilizar para expor aqueles produtos ao seu público-alvo.
3) Definição de metas e objetivos
Após entender todos esses pontos essenciais, como uma das etapas do planejamento estratégico a empresa deve estabelecer seus objetivos de curto, médio e, principalmente, longo prazos. Como ela se imagina daqui a 5, 10 ou 15 anos?
É importante pensar no que deseja construir em espaços diferentes de tempo, para saber como dividir melhor esse trabalho. As metas feitas em espaços mais curtos, mas que ajudam a “quebrar” os objetivos em formas mais fáceis de ir conquistando.
4) Mensuração, acompanhamento e correção
Uma das mais importantes etapas do planejamento estratégico, que vem logo na sequência de definir e implementar ações, é o monitoramento. Sem ele, pouco adianta agir.
Monitorar significa verificar o andamento das ações não só para ter uma visão do que está acontecendo, mas principalmente para ser capaz de mudá-las, se for o caso, e redirecionar os esforços sempre para o caminho que tem mais chances de ser efetivo.
Vale lembrar que o planejamento estratégico, embora essencial e servindo de base, não é necessariamente estático. Ele pode e deve mudar no curso do negócio, de acordo com as necessidades apresentadas.
Por que ele é importante?
O planejamento estratégico é fundamental para todas as empresas, de qualquer porte e tipo, pois funciona como um norte para as ações.
Sem ele, a empresa age sem direcionamento bem definido, e pode não conseguir medir as consequências e implicações de cada ação, assim como não se preparar para desafios e oportunidades de longo prazo.
Além disso, o planejamento estratégico não só ajuda a organizar ideias, levantar insights e definir o que fazer, mas é de suma relevância inclusive para possibilitar maior autoconhecimento.
É justamente para elaborá-lo que a empresa terá de levantar seus pontos fortes e fracos, analisar suas fragilidades e potencialidades, adequar seu portfólio, seus times, seu posicionamento e os demais investimentos.
Sem isso não é possível tornar o crescimento da empresa sustentável, por exemplo, nem alcançar bons resultados com base sólida.
Como o planejamento estratégico facilita o marketing?
O planejamento estratégico auxilia em diversas etapas do marketing. Com a análise de concorrências, é possível entender quem são os seus clientes, qual a forma de venda e qual experiência o cliente possui após a compra.
Com isso, sua empresa poderá ver quais pontos podem ser melhorados e quais oportunidades os negócios rivais ainda não alcançaram.
Criação de buyer personas
Outro passo do planejamento estratégico que faz parte de uma das etapas consideradas mais importantes é a criação das buyer personas. Elas são fundamentais para que a empresa consiga visualizar mais claramente a representação de seus clientes.
Para definir uma buyer persona, por exemplo, a empresa pode estipular dados como nomes fictícios, profissão correlata, idades aproximadas e até hábitos e responsabilidades do dia a dia que aquele consumidor tenha, prevendo também por quais conteúdos ele possa se interessar, por ter algo em comum.
Ou seja, sempre que for elaborar uma campanha, um conteúdo ou a divulgação de um produto, a empresa poderá pensar naquela persona de forma mais próxima, imaginando que tipo de benefícios enfatizar, quais dúvidas esclarecer, como adaptar a linguagem e quais termos usar, e assim por diante. Isso torna a comunicação mais assertiva e o marketing muito mais eficaz.
Definição dos melhores canais de comunicação
Com as buyers personas definidas, é hora de partir para a escolha dos melhores canais de comunicação, tanto para expor os produtos quanto para se relacionar com o público, permitindo que haja troca de experiências e insights importantes.
Por exemplo, dentro do seu mix de marketing, em que estão variáveis supostamente controláveis pela empresa, ela pode definir em quais canais os clientes mais se conectam para impactá-los.
Da mesma forma, pode utilizar esse conhecimento para, se for o caso, abrir novos canais para potenciais etapas da jornada de clientes, como criar um chatbot no site, um canal online via WhatsApp, para os demais estágios do processo de decisão, além de investir nos canais de comunicação e conteúdo mais habituais, como e-mail marketing, redes e blog.
Maior alinhamento entre diferentes ações
O planejamento de marketing deve estar alinhado às estratégias da empresa. Assim, com o macro do negócio, as grandes metas são traduzidas em menores e o marketing deve realizar ações para conseguir atingir os resultados estabelecidos.
Identificação de oportunidades
Como já dissemos anteriormente, as fases do planejamento estratégico permitem perceber as novas oportunidades de mercado quando a concorrência é analisada. Quando reconhecidas, elas podem se tornar objetivos do planejamento estratégico vigente.
Além disso, a análise estratégica é importante porque explora oportunidades internas, já que identifica os pontos fortes, como habilidades e recursos presentes na instituição e que é preciso desenvolver para que esses objetivos possam ser alcançados.
Este conteúdo foi útil para você e te ajudou a entender mais sobre as etapas do planejamento estratégico e de como utilizá-lo em sua empresa pode auxiliar o seu marketing? Continue acompanhando o nosso blog para descobrir mais dicas importantes sobre esse assunto e começar já a pensar em sua estratégia!