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O que é Pay per click? Entenda como funciona
- 10 de agosto de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Qualquer empresa que deseja acelerar as visitas ao seu site e impulsionar suas estratégias de marketing digital precisa conhecer o pay per click.
Afinal, esse é um dos conceitos mais importantes do tráfego pago, além de ser de suma importância para o processo de consolidação de uma campanha.
Mas o que é PPC, como ele funciona, quais os meios certos de utilizá-lo e seus principais benefícios? Descubra os detalhes mais importantes sobre o assunto a seguir.
O que é pay per click (PPC)?
Pay per click, ou PPC, é um tipo de mídia paga online que cobra uma taxa dos anunciantes apenas quando alguém clica em suas veiculações.
Conhecido também por CPC (custo por clique), ele é amplamente utilizado no Google, que exibe anúncios na parte superior da página de resultados de pesquisas.
Inclusive, esses resultados pagos ficam acima dos orgânicos, o que aumenta a tendência de cliques pelos usuários durante suas buscas.
Normalmente, as empresas utilizam o PPC para aumentar o tráfego em seus sites, alcançar um maior público e aumentar suas vendas, porque as ferramentas de busca são os principais meios em que as pessoas procuram informações sobre produtos, serviços e para soluções em geral para suas demandas. Ou seja, é o lugar certo para sua organização se destacar, capturar leads e guiar seu funil de vendas.
O melhor é que o pay per click possibilita um excelente nível de segmentação, para que seus anúncios cheguem precisamente àqueles alinhados ao perfil comportamental de seus clientes ideais.
Como funciona o PPC?
Além do Google, que citamos logo acima, o PPC também é um canal que pode ser utilizado em outras plataformas, como o Facebook Ads e até o Bing Ads.
Dentro de cada site, os anúncios podem ser adquiridos via pay per click em diferentes formatos, que vão além dos resultados de pesquisa mencionados anteriormente.
Ainda que seu uso mais comum seja nos canais de busca, é possível incluir o PPC para mídias em display, anúncios do shopping, divulgações em vídeo e até no Gmail.
Por conta do maior público e possibilidades de segmentação, o Google Ads é a plataforma mais utilizada. Contudo, o processo de funcionamento do PPC costuma seguir a mesma lógica nos seus diferentes canais, que é:
- comece realizando o cadastro de uma conta para publicidade na plataforma desejada;
- elabore os seus anúncios na ferramenta;
- segmente esses anúncios de acordo com suas palavras-chave e público;
- determine o custo máximo a ser pago por cada clique;
- passe pelo leilão com outros anunciantes para a mesma palavra-chave (que explicaremos adiante neste artigo);
- após o leilão, será definida a ordem em que seu anúncio será exibido com os demais;
- pague a taxa sempre que alguém clicar no seu anúncio.
São etapas práticas e de fácil compreensão que, mesmo que variem entre outras possibilidades de formatos, conferem uma boa visão sobre como é o princípio de utilização do pay per click.
Como funciona o leilão do Google Ads?
Lembra que mencionamos acima que as plataformas de PPC fazem uma espécie de leilão para definir a posição dos anúncios? Esse processo também determina quando cada página será exibida aos usuários e quanto será o seu custo.
Chamada de “leilão cego”, essa prática do Google Ads não funciona como um leilão tradicional, em que são recompensados aqueles que pagam mais. Em primeiro lugar, não é possível saber os lances dados pelos concorrentes, mas apenas se você venceu ou não a rodada e o quanto precisa pagar.
Além disso, mesmo se você selecionar que pode pagar R$ 3,00 por clique e outra empresa do mesmo segmento estiver disposta a pagar R$ 8,00, não é necessariamente ela que será privilegiada nas pesquisas.
O Google leva em consideração não somente quanto os anunciantes indicam que podem pagar pelo PPC, mas também privilegia aqueles que são mais relevantes e que têm maiores níveis de qualidade.
Para isso, a plataforma utiliza seu algoritmo para determinar o quão bom o seu anúncio é para determinada palavra e como ele pode ser útil para quem pesquisa por ela. Quanto melhor o material for para a palavra-chave, menor será o custo por clique, e vice-versa.
A ideia é que as organizações com mais dinheiro não dominem totalmente o pay per click, e que aquelas com menores investimentos, mas que estão dispostas a criar anúncios realmente relevantes ao público, também tenham chances de se destacar.
Como é definido o CTR?
Um dos fatores mais importantes para definir a qualidade de um anúncio para determinada palavra-chave é a sua taxa de cliques. Toda palavra possui uma Taxa por Cliques, ou CTR (do inglês Click Through Rate).
Ela parte do princípio que, quanto mais pessoas clicam em um conteúdo, melhor é seu índice de qualidade e sua relevância para as pesquisas. Ou seja, se a sua taxa de cliques é de 3%, quer dizer que 3 pessoas clicam no seu anúncio a cada 100 vezes que ele aparece.
Para o Google, um CTR considerado razoável é de aproximadamente 2%, mas essa taxa pode variar bastante de acordo com o perfil de cada campanha.
Leia também: Como usar o Google trends na sua estratégia de marketing?
Rede de display
A rede de display também é uma ótima forma de realizar campanhas de pay per click marketing. Aliás, todas as empresas que possuem uma comunicação digital devem utilizar os serviços do Google Ads.
O Google possui diversos sites parceiros, nos quais é possível anunciar produtos relacionados ao site, sendo mais fácil de chegar ao seu público-alvo ou persona.
Essa estratégia de marketing é imprescindível se você quer alcançar bons resultados, já que seleciona exatamente quem você está procurando. Veja abaixo e entenda quais são os tipos de segmentação.
Público
A segmentação de público é ideal se você possui um produto nichado, porque ela funciona com base no comportamento do usuário.
Dessa forma, o Google investiga os tipos de conteúdo que determinadas pessoas consomem e a partir disso exibe anúncios relacionados a esses perfis, sendo ideal para empresas que vendem produtos esportivos, por exemplo.
Conteúdo
Uma das principais segmentações são as de conteúdo. Você realiza uma segmentação dos sites e blogs parceiros por meio de uma palavra-chave. Por exemplo, se você vende roupas de casamento, é possível escolher a palavra-chave “Vestido de Casamento”.
Com isso, o Google vai realizar uma pesquisa nos milhares de sites e blogs parceiros até encontrar um conteúdo que possa se encaixar com o seu tipo de anúncio, por exemplo, um texto que fale como se vestir para um casamento à tarde.
Canais
A segmentação de canais também funciona como pay per click marketing. Nela a empresa pode selecionar alguns sites e blogs específicos. Assim, os usuários que os acessarem vão receber os anúncios. Se você vende smartphones, por exemplo, você pode anunciar em um blog que fala de tecnologia.
Categoria de interesse
Nessa categoria, o PPC marketing é com base nos usuários que já demonstraram interesse por aquele anúncio específico. Assim, a empresa pode direcionar uma campanha para perfis mais certeiros.
Remarketing
O remarketing é uma das segmentações que oferece maior retorno à empresa nas ações de inbound marketing.
Basicamente, se o usuário teve alguma interação com o seu produto, conteúdo ou alguma inscrição em seu site, anúncios da sua empresa aparecerão para a pessoa em outros sites e blogs parceiros do Google, facilitando a conversão do lead.
Demográfica
Essa é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas. Nela você pode realizar uma segmentação por público–alvo, ou seja, sexo, idade, faixa etária.
Ela funciona muito bem para quem tem públicos nichados também. Por exemplo, empresas que vendem produtos para mulheres de meia-idade podem selecionar exatamente quem vai ver os anúncios.
Definição de palavra-chave para anúncio PPC
Como você pôde perceber, as palavras-chave são protagonistas de uma campanha de pay per click bem-sucedida.
Todas as ações giram em torno da escolha dos melhores termos, e os anunciantes do Google Ads devem sempre refinar sua lista para aprimorar continuamente seus resultados.
Ao escolher suas palavras-chave PPC, leve em consideração os seguintes pontos:
- escolha termos relevantes, que tenham a ver com o segmento de atuação do seu negócio e com os interesses das pessoas que pesquisam por assuntos relacionados à sua área, o que garante mais relevância para o anúncio, uma taxa de cliques mais alta, um PPC mais viável e melhores conversões;
- não abra mão das palavras de cauda longa, que vão além dos termos populares e mais pesquisados no seu nicho, incluindo também pesquisas mais específicas e menos recorrentes, mas que abrangem maiores possibilidades para sua geração de tráfego, pois tendem a trazer um público mais qualificado e também são menos dispendiosas (pois são menos competitivas);
- amplie e melhore sua lista de palavras-chave constantemente, agregando novos termos e adaptando aqueles que você já utiliza para estar sempre alinhado aos padrões de pesquisa da sua audiência, garantindo assim a qualidade contínua da sua taxa de cliques e também o crescimento escalável das suas campanhas.
Vantagens deste anúncio?
Os principais benefícios de utilizar o PPC são justamente aqueles que você pode encontrar ao investir no tráfego pago de maneira geral, o que inclui:
Fluxo de leads facilitado
As campanhas de anúncios patrocinados com pay per click são excelentes para atrair mais leads, para segmentar o público impactado de acordo com os objetivos da sua campanha e para captar a audiência de maneira mais rápida.
Cálculo do custo
Uma vez publicados, os anúncios podem gerar diversos cliques em poucos minutos. Ou seja, trata-se de uma alternativa de excelente viabilidade e custo-benefício.
A melhor parte é que, como o próprio termo pay per click indica, você só é cobrado quando alguém clica na veiculação da sua marca. Ou seja, você só paga de fato pelos resultados que foi capaz de gerar.
Complemento do tráfego orgânico
Essa é uma excelente maneira de complementar uma estratégia orgânica de conteúdo, dando suporte imediato para o tráfego gerado até que as publicações se tornem populares o bastante e atinjam o nível desejado de engajamento.
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