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A diferença entre inbound e outbound marketing
- 26 de julho de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Inbound Marketing
Dentre as principais estratégias adotadas pelas empresas visando à análise e ao estudo de novos clientes, certamente duas se destacam: inbound e outbound marketing. Esses dois conceitos são muito conhecidos no meio dos negócios e fundamentais para o desenvolvimento do time de vendas.
No entanto, existem grandes diferenças entre eles que todo gestor deve conhecer para aplicar de maneira correta no cotidiano da empresa.
Enquanto o inbound trabalha para atrair clientes por meio de conteúdos individualizados e focados aos ICPs (perfis ideais de clientes), o outbound utiliza informações coletadas em listas de prospecção para entrar em contato diretamente com o comprador, visando a oferecer a solução específica para o seu problema.
Quer saber mais detalhes e particularidades sobre cada um? Neste artigo, vamos te explicar as principais diferenças entre o inbound e outbound marketing.
Siga a leitura!
O que são inbound e outbound marketing?
De maneira geral, tanto o inbound quanto o outbound contam com um objetivo específico: a prospecção de clientes. No entanto, cada estratégia busca chegar nesses usuários de maneiras totalmente diferentes e utilizando ferramentas muito específicas.
Abaixo, destacamos as diferenças mais notáveis entre cada uma delas.
Conceito de inbound marketing
Inbound Marketing é um agrupamento de estratégias que buscam desenvolver e compartilhar conteúdos focados especialmente em um público-alvo, considerando suas preferências, dores e condições.
Essa dinâmica faz com que a empresa crie um canal de comunicação direto com o potencial cliente, nutrindo um relacionamento com ele e, consequentemente, conquistando sua fidelidade.
Em outras palavras, o Inbound Marketing tem como objetivo encantar e trazer os usuários para a sua empresa por meio de uma jornada. Com esse contato, será mais simples apresentar ao cliente as soluções e serviços oferecidos pelo negócio.
Mas, afinal, quais são as ferramentas que permitem essa dinâmica? Como um gestor pode apresentar sua mensagem para os clientes? Existem alguns meios de comunicação muito eficientes para esse objetivo. São eles:
E-mail marketing
O E-mail marketing é uma das ferramentas mais efetivas para criar uma comunicação mais direta e, consequentemente, um relacionamento mais próximo com o potencial cliente.
Através desse meio, a empresa conseguirá enviar e-mails com conteúdos úteis para os problemas identificados daquele cliente. Ou seja, materiais que agreguem algo ao dia a dia do usuário.
Assim, as chances de aquele usuário tornar-se cliente e fechar negócio com sua empresa aumentarão ainda mais.
SEO
O SEO é uma outra ferramenta fundamental dentro de uma estratégia de inbound marketing. E toda essa importância está atrelada ao fato de que o conceito permite que o gestor faça um investimento menor e consiga um retorno favorável. Em outras palavras, é um método lucrativo e rentável para a empresa, se bem organizado e executado.
Dentre os benefícios do conteúdo SEO, destacamos a possibilidade de visualizar suas publicações e o seu desempenho em ranqueamento. Isso acaba ocasionando em uma economia no valor que seria gasto, por exemplo, em investimento em mídias pagas.
Dessa forma, podemos concluir que um conteúdo de qualidade postado no momento oportuno e direcionado para o público ideal pode trazer resultados muito positivos para o negócio.
Funil de vendas
O método do funil de vendas tem um objetivo muito bem definido e especificado. Acompanhar todo o processo de compra do lead, conduzindo o público do início (topo do funil) até o final da jornada (fundo), na qual ocorre de fato a efetivação da compra e conversão do cliente.
O principal objetivo dessa estratégia é, por meio de conteúdos relevantes, gerar tráfego no seu canal e fazer com que o usuário avance cada vez mais etapas, indo de apenas um visitante no site para comprador.
Landing Page
Por fim, as landing pages são muito importantes para que o gestor tenha uma interação mais direta com os visitantes de seu site. Através desse método, o visitante insere alguns de seus dados para participar de ações promovidas pela empresa ou até mesmo para solicitar o serviço.
Em suma, as landing pages são páginas criadas com o objetivo de apresentar uma oferta ao usuário, como um ebook, e converter essas pessoas em leads.
Conceito de Outbound Marketing
No caso do Outbound Marketing, temos uma forma diferente de abordagem com o cliente. Diferentemente do Inbound, que busca conquistar um consumidor despertando o seu interesse, essa estratégia busca o lead de maneira mais ativa.
Mas, afinal, como o Outbound Marketing torna-se presente na vida das pessoas? Responder a essa dúvida é fácil, visto que essa é uma estratégia muito presente no nosso dia a dia. As tradicionais propagandas de vídeos na internet ou na TV, outdoors e até mesmo panfletos são exemplos perfeitos e variados de Outbound Marketing.
Nesse método, a empresa evidencia sua marca realizando uma abordagem mais direta, focando especialmente na prospecção ativa.
Principais diferenças
Agora que já compreendemos os conceitos principais tanto do Inbound quanto do Outbound Marketing, já podemos partir para o X da questão. Afinal, quais pontos diferem as duas estratégias? E mais, qual das duas mostra-se a melhor opção para o seu negócio?
Confira abaixo as principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing!
Meio de comunicação
A forma que as duas estratégias se comportam na hora de se comunicar com os clientes é bastante diferente. Enquanto o Inbound conta com um contato indireto, entregando uma solução para o lead através de conteúdos ricos, o Outbound aposta em uma abordagem mais direta.
Tipos de canais
Os canais utilizados pela estratégia de Inbound Marketing costumam ser blogs, sites, mídias sociais, etc. Já no Outbound, a empresa busca o cliente através de cold call, cold mail e até mesmo mensagens diretas.
Contato
Por fim, a forma de contato com o cliente entre as duas estratégias também é diferente. Enquanto no Inbound Marketing o lead vai até a empresa, o Outbound trabalha com o inverso, indo até o cliente.
Ou seja, no Inbound, a iniciativa de contato é do cliente. No Outbound, é da própria empresa.
Qual é a melhor escolha?
Responder a essa pergunta é relativamente simples. Você não precisa trabalhar somente com Inbound ou com o Outbound! Afinal, por que escolher apenas um se é possível aliar os dois e potencializar os resultados da sua equipe de vendas?
Toda empresa é diferente, contando com características distintas. Ou seja, para alguns negócios, estratégias Inbound podem ter um melhor desempenho, enquanto para outros, Outbound mostra-se como a melhor pedida. Dessa forma, é função do gestor compreender as demandas e o funcionamento da sua companhia.
Mas o fato é que, ao utilizar as duas estratégias de forma simultânea, você consegue extrair o melhor de cada uma e chegar a um leque cada vez maior de leads. Portanto, estude a possibilidade de mesclá-las.
Se você chegou até aqui, provavelmente se interessa pelo assunto e quer potencializar as vendas de sua empresa, certo? Neste artigo, mostramos 5 tendências de marketing que todo gestor deve ficar de olho. Confira!