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Conheça a estratégia de conteúdo evergreen
- 5 de abril de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Você já ouviu falar sobre conteúdo evergreen? Independentemente se a sua resposta é positiva ou negativa, o fato é que certamente já esbarrou em muitos deles pela internet. Afinal, estamos falando de uma estratégia fundamental para que uma marca se estabeleça e permaneça relevante no mercado virtual.
Mas qual o motivo que torna o conteúdo evergreen tão importante? Em poucas palavras, são publicações atemporais, ou seja, mesmo com o passar do tempo, ainda são relevantes, estimulando o tráfego orgânico do site através de técnicas SEO.
No entanto, a estratégia evergreen não se resume apenas ao conceito de conteúdo perene. Essa é apenas a ponta de um iceberg ainda mais completo e que certamente poderá trazer diversos frutos ao seu negócio.
Vamos abordar mais profundamente o quão importante é a elaboração do conteúdo evergreen para a sua estratégia de marketing.
Siga a leitura!
O que é conteúdo evergreen?
O conteúdo evergreen não perde a validade, ou seja, ele possui um nível de interesse constante. Os usuários continuam consumindo as informações dos tópicos abordados mesmo com outras novidades surgindo. Desse modo, o nível de interesse pelo material fica estabilizado.
O conceito é simples e fácil de ser entendido na prática. Vamos ver? Comece pensando sobre postagens sobre a Páscoa ou Natal, elas podem ser consideradas materiais evergreen?
Definitivamente não, visto que as pesquisas sobre esse assunto são mais recorrentes apenas no período próximo da data comemorativa. É muito raro você buscar sobre esses temas entre junho e setembro, por exemplo.
Considerando esse raciocínio, a lógica do conteúdo evergreen é exatamente a oposta. Eles são materiais úteis para o público no começo, meio e fim de ano. Durante o verão, primavera, outono e inverno. Confira alguns exemplos de conteúdo evergreen:
- Recomendações;
- Resenhas de produtos;
- Estudos de caso;
- Entrevistas;
- Guias de compras;
- Glossários;
- Checklists;
- Artigos de listas.
Um importante ponto que devemos ressaltar é o fato de que ele pode contar com os mais variados formatos. Pode ser vídeo, blogposts, artigos, etc., tudo vai depender da sua estratégia.
Um conselho de ouro para você descobrir se o seu conteúdo pode ser duradouro é fazer a si mesmo a seguinte pergunta: “Será que o interesse das pessoas nesse tópico tem data de validade?”. Se a resposta for “não”, é muito provável que você tenha em mãos um assunto evergreen.
Cinco dicas para criar conteúdo evergreen
Vamos agora explicar como elaborar uma estratégia evergreen funcional e que garanta um tráfego orgânico mais movimentado para a empresa.
Para isso, é fundamental que você tenha como base dois pilares indispensáveis: a sazonalidade do tema produzido e as palavras-chave escolhidas.
Abaixo, confira cinco dicas de ouro para você criar o seu conteúdo evergreen.
Identifique a sazonalidade do tema
O primeiro e importantíssimo passo que você deve considerar para elaborar sua estratégia evergreen é identificar a sazonalidade do tema. Mas o que isso quer dizer? Simples. É basicamente a frequência que aquele assunto se mostra relevante durante um determinado período.
Vamos usar o exemplo das árvores de Natal? A sazonalidade desse tema está limitada basicamente aos meses de outubro, novembro e dezembro.
No entanto, digamos que você deseja fazer uma lista com o significado de todos os feriados no Brasil. Nesse caso, a sazonalidade é maior, visto que estamos falando de um assunto que pode ser facilmente pesquisado em todos os 365 dias do ano.
Considerando essas informações, procure sobre a sazonalidade do seu tema e identifique em média quanto tempo o assunto escolhido permanecerá relevante para o seu público.
Encontre as palavras-chave certas
Quando falamos de ranqueamento do seu conteúdo em sites de pesquisas e algoritmos, um ponto que deve sempre ser considerado é a palavra-chave (keyword) do post.
Tenha um ponto bem claro em sua cabeça: qualquer estratégia de desenvolvimento de conteúdo se inicia por uma palavra-chave. Afinal, quando o lead entra em um site de buscas, é esse o termo que ele vai pesquisar.
Sendo assim, é dever do gestor de planejamento de marketing fazer um estudo aprofundado em relação a isso. Ele deve identificar quais keywords são mais pesquisadas em conteúdos semelhantes ao que seu negócio produz. Esses são pontos que devem ser analisados e considerados para manter um bom ranqueamento do site.
Fuja do conteúdo com “data de validade”
Por último, você deve se atentar com a essência de todo esse assunto: o conteúdo que será produzido pela empresa. Portanto, se seu objetivo é produzir conteúdo evergreen para aumentar o tráfego orgânico do negócio, é essencial fugir de conteúdos com “data de validade”.
Em outras palavras, na hora de pensar nos temas que serão produzidos durante o mês, tente achar assuntos que permanecerão relevantes por bastante tempo. Evite aqueles que têm grandes chances de se tornarem obsoletos rapidamente.
O objetivo é que o seu conteúdo, daqui a um ano, continue recebendo visitas e garantindo a movimentação do site.
Priorize o topo de funil
Essa etapa da jornada do consumidor é voltada para quem busca aprendizado, seja ao descobrir um tema ou reconhecer um problema. Oferecer conteúdos evergreen neste momento funciona como abrir uma porta para tornar os usuários possíveis clientes.
Utilize backlinks
Se você espera ser reconhecido por outros sites como autoridade, também deve mencioná-los ao longo do seu conteúdo. Os mecanismos do Google enxergam os backlinks como indicadores de qualidade por terem suporte de outros sites.
Benefícios de um conteúdo evergreen
Agora que você já viu nossas dicas, consegue entender a importância de criar conteúdos evergreen? Separamos quatro benefícios que justificam sua relevância nas ações para atrair a persona.
Conheça o papel fundamental desse conteúdo para as estratégias de Marketing de Conteúdo:
Ranqueamento nas SERPs
Permanecer nas listas de resultados de pesquisas na internet é necessário para ter um tráfego direcionado aos seus leads. Mas você sabe como se manter nas SERPs?
São quatro passos, confira:
1. A revisão e atualização dos seus conteúdos deve ser realizada periodicamente para inserir novas informações e se ajustar aos algoritmos de busca;
2. Considere inserir elementos interativos como fotos, vídeos, tabelas, gráficos, etc., pois eles prendem o leitor no conteúdo;
3. Use Link Building, mesmo quando atingir a primeira página continue criando links para se tornar uma fonte confiável e estável;
4. Provavelmente esse conteúdo não será o único do tema, portanto, gere links internos com novos materiais relacionados.
Autoridade de marca
Quando uma empresa possui conhecimento sólido sobre seu ramo de atuação e o compartilha com o público, gera autoridade para a marca. A partir disso, as pessoas passam a confiar na seriedade do seu trabalho e a consumir mais do seu produto/serviço.
Materiais que não possuem prazo se tornam aliados, pois, além de serem conceituais, também introduzem o assunto. Você está oferecendo conhecimento por tempo indeterminado para os usuários e eles vão lembrar da sua marca durante um período maior.
Atração de visitantes
Atrair visitantes e torná-los clientes é o objetivo da maioria das empresas quando criam conteúdos em seus sites. Para que isso aconteça, é preciso que o Google ranqueie o tema nas primeiras páginas.
Os conteúdos evergreen, por serem perenes, vão ter um número frequente de buscas. O mesmo acontece com as palavras-chave long tail, apesar de o volume ser menor, a especificidade compensa seu tráfego.
Utilizar as palavras de cauda longa associadas ao conteúdo evergreen pode influenciar no posicionamento da sua marca nas primeiras páginas do Google. Como consequência, seguirá atraindo cada vez mais usuários por meio de determinado assunto.
Segmentação de leads
Os leads são segmentados a partir dos assuntos de interesse, filtrados pelo Google. Por exemplo, aqueles que gostam de acompanhar as novidades demonstram interesse em conteúdos noticiosos e atualizados.
Usuários da rede que procuram por aprendizado querem entender os conceitos e as aplicabilidades dos temas. E é isso que os conteúdos evergreen oferecem, artigos explicativos e materiais ricos que vão contribuir para o desenvolvimento do lead.
Conheça o Lab Persona!
Como pudemos ver no decorrer do artigo, o desenvolvimento da estratégia evergreen deve ser embasado por muito estudo, pesquisa e dedicação.
Nesse cenário, é muito importante que a sua empresa conte com uma agência focada na produção de conteúdo rico. Visando a uma qualidade que seja, realmente, relevante para seus clientes e atenda a todas as métricas das ferramentas de pesquisa.
Se você chegou até o final do texto, podemos presumir que é uma pessoa interessada em marketing e que deseja potencializar a visibilidade de sua marca na web, correto? E se dissermos que o Lab Persona pode ser um excelente aliado nesse objetivo?
Somos uma unidade do Estadão, uma empresa especializada em marketing que valoriza, acima de tudo, a produção de conteúdo qualificado para a instituição.
Para inserir as dicas deste artigo, desde a elaboração de uma pesquisa profunda de palavras-chave até a otimização de conteúdos antigos, conte com o Lab Persona e garanta mais autoridade para o seu negócio. Clique no link e saiba mais!