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Aumente sua autoridade de marca através do inbound marketing
- 14 de junho de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Inbound Marketing
Ter autoridade de marca é fundamental para se tornar reconhecido no mercado. Mas, em um cenário tão competitivo, como se destacar e conquistar a posição de referência diante da audiência, conseguir bater suas metas e vender mais?
Se você ainda não sabe como se posicionar para construir uma autoridade de marca forte, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos falar sobre estratégias de inbound marketing para fortalecer a imagem do seu negócio.
A importância da autoridade de marca na internet
Mais de 150 milhões de brasileiros têm acesso à internet e passam até 10 horas online todos os dias. Dessa forma, qualquer pesquisa está a apenas um clique de mais de 80% de toda a população brasileira.
Com estes dados, pode parecer que estar na internet é suficiente para alcançar este público, mas não é bem assim. Existem mais de 1,88 bilhão de sites disponíveis e, para se destacar entre eles, é preciso ser uma autoridade no assunto.
O termo está diretamente relacionado à influência que uma pessoa tem sobre outra. Portanto, ter autoridade de marca significa se posicionar como uma referência no seu mercado de atuação.
Como consequência, isto se reflete na credibilidade, confiabilidade e no poder de persuasão para direcionar usuários pelo funil de vendas e transformá-los em clientes.
Como o inbound fortalece a autoridade de marca?
Em tradução literal, o termo “inbound marketing” significa “marketing de entrada”. Ou seja, ele é a porta de entrada para o primeiro contato de potenciais clientes com o seu negócio.
Assim, este também é o melhor momento para construir a sua autoridade, já que você pode se apresentar como quer que as pessoas te vejam – uma referência. Para isso, não basta apenas vender. Antes, é preciso gerar valor para a sua audiência ao oferecer uma informação útil.
Com esta estratégia, é possível ganhar a confiança do público e se posicionar como um especialista sobre determinado tema. Como consequência, as vendas aumentam e a autoridade de marca se constrói de maneira natural.
Blog será seu maior aliado
Um blogpost é a melhor maneira de oferecer conteúdo de valor e construir um relacionamento sólido com o público.
Ao contrário das redes sociais, este espaço permite que você compartilhe uma informação mais aprofundada. Assim, o usuário passa a entender a sua marca como fonte de informação confiável e, consequentemente, começa a vê-la como uma autoridade no assunto.
Aumenta o tráfego orgânico
Uma estratégia de inbound marketing aliada ao blog também é a melhor maneira para indexar mais páginas no Google, ser encontrado com mais facilidade pelos usuários e aumentar o tráfego orgânico do seu site.
Além disso, quando você se posiciona como fonte de informação, a tendência é que as pessoas passem a buscar diretamente pelo seu negócio quando tiverem alguma dúvida.
Com isso, o Google entende a relevância do seu conteúdo e passa a exibi-lo em melhores posições.
Educa os leads
Nem todas as pessoas que chegam até o seu site sabem que têm um problema que pode ser solucionado pelo produto ou serviço que você oferece. Muitas vezes, elas chegam apenas para sanar uma dúvida pontual.
Nestes casos, o relacionamento tende a se encerrar logo quando a dúvida é sanada. Por outro lado, quando se utilizam as estratégias de inbound marketing para educar os leads, é possível direcionar o usuário do momento de descoberta do problema até a proposta de solução que a sua empresa oferece.
Atenção ao SEO
Geralmente, os primeiros 5 resultados de pesquisa do Google recebem até 70% de todo o tráfego para uma palavra-chave, porque se acredita que, se eles estão nesta posição, é porque são as melhores respostas para a pesquisa.
Esta percepção gera uma associação instantânea à credibilidade, confiança e autoridade de marca.
Portanto, não basta apenas oferecer conteúdo. É preciso trabalhar estratégias de SEO para que este conteúdo possa conquistar as primeiras posições nos buscadores, como por exemplo:
- Utilização de links internos e externos nas suas produções;
- Uso de persona para atingir o público-alvo;
- Utilização de keyword para resultados de buscas;
- Uso de CTA (Call-To-Action) ao longo do texto.
Fortalecimento da marca com uma empresa de marketing
Não restam dúvidas que o inbound marketing é fundamental para construir autoridade de marca online. Mas, antes disso, é preciso conhecer o que vem antes das estratégias:
Clareza sobre a cultura corporativa na empresa
Não adianta se apresentar como uma referência se suas práticas não estiverem alinhadas aos valores que você propõe. Portanto, antes de trabalhar estratégias de inbound marketing, é preciso investir na boa e velha reputação corporativa.
Uma cultura organizacional clara e bem definida se reflete no comportamento dos colaboradores, que são os primeiros responsáveis por definir se uma organização será admirada ou não.
Tenha uma história para contar
Pessoas não se conectam com companhias. Pessoas se conectam com outras pessoas, seus valores e propósitos. Por isso, ter uma boa história para contar é determinante para fortalecer e construir autoridade de marca.
Quando seu negócio constrói um storytelling e mostra clareza sobre sua história, seus valores e qual transformação pode gerar, é possível criar uma conexão sólida e direta com os clientes.
Definição de nicho e público
É difícil ser um especialista sobre tudo. Portanto, se você quer ser referência de autoridade sobre um assunto, é importante definir sobre o que você vai falar e para quem vai falar.
Em um primeiro momento, pode parecer que isto limita o seu alcance. Mas, em vez de atingir um grande público de maneira superficial, você alcança uma parcela segmentada com mais reconhecimento, credibilidade e autoridade de marca por ser um especialista.
Uma empresa de marketing, como o Lab Persona, que possui uma equipe extremamente eficiente, pode te ajudar desde a estratégia macro de todo o seu negócio, até a produção dos conteúdos focados em inbound marketing e SEO, com um monitoramento de perto.
Portanto, se você busca ter resultados positivos e satisfatórios para a sua empresa e, principalmente, a melhor maneira para se comunicar com eficiência, clique aqui e saiba como construir de forma correta a estratégia do seu negócio!