Blog
Qual a quantidade de palavras ideal para blogposts?
- 7 de abril de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Inbound Marketing Marketing Digital
Você não sabe qual a quantidade de palavras ideal para os conteúdos da sua marca?
Se você está pesquisando sobre o assunto e encontrou este artigo, certamente já sabe que a criação de conteúdo é indispensável para conquistar novos clientes e fidelizar o seu público.
Não por acaso, dados do Hubspot revelam que mais de 70% dos profissionais de marketing investem ativamente na área. O blog é a mídia mais usada. 86% das empresas o prioriza em relação a outros formatos.
Seja nos seus blogposts ou em materiais de texto relacionados, a volumetria das palavras é um fator determinante para criar relevância junto à audiência e ranquear nas buscas do Google.
Sabendo disso, preparamos este artigo para esclarecer os detalhes mais importantes sobre o assunto. Acompanhe e garanta melhores resultados nas suas publicações.
Como a quantidade de palavras influencia no ranqueamento do seu site?
A quantidade de palavras é uma questão muito relevante no marketing. Ela está alinhada aos objetivos que determinado conteúdo deve atingir e é foco das análises promovidas pelos profissionais da área.
Hoje em dia, a noção de que textos grandes são melhores que os curtos popularizou-se bastante. Contudo, ela não é necessariamente verdadeira.
De fato, observando os resultados de suas estratégias, as empresas aumentaram a volumetria de seus artigos. De 2014 até hoje, o tamanho dos posts aumentou mais de 42%. Se antes a média era de 800 palavras, agora ela ultrapassa as 1.500, segundo dados do Semrush.
Essa tendência de crescimento, entretanto, não deve ser vista como uma regra. Mesmo que os grandes formatos predominem, escrever materiais mais longos não é garantia de mais ranqueamento e tráfego.
O que justificaria o sucesso dos textos com quantidade de palavras maior é sua capacidade de fornecer todas as informações que a audiência procura sobre um tema. Mas lembre-se que isso pode variar de acordo com o objetivo da sua estratégia.
Se a ideia for oferecer uma resposta para uma dúvida específica dos usuários, um conteúdo longo pode ser pior. Afinal, se alguém quer uma pesquisa rápida e se depara com um “textão”, a experiência pode ser frustrante.
No fim das contas, o que vale são as melhores práticas de criação de conteúdo. Elas devem ser focadas na elaboração de argumentos envolventes, com dados relevantes para seu público.
Você deve entender sua audiência, realizar pesquisas sólidas e focar nos objetivos da sua estratégia, não apenas na quantidade de palavras.
Assim, podemos dizer que a influência da volumetria sobre o ranqueamento está no valor que ela agrega aos usuários. Certas experiências exigem textos curtos, e outras, conteúdos longos. Você deve compreender cada situação para ter um bom desempenho nos artigos.
Qual a volumetria ideal para blogposts?
É fundamental adequar a volumetria dos textos aos seus objetivos de marketing e, principalmente, ao propósito que o conteúdo precisa atender junto à audiência.
Dito isso, é válido retornarmos às estatísticas do Semrush que citamos no item anterior. Elas destacam que os textos longos são indicados quando sua meta é ranquear organicamente.
Para você ter ideia, posts com menos de 1.000 palavras têm 21% menos tráfego. Além disso, artigos extensos, a partir de 7.000 palavras, geram até 4 vezes mais tráfego.
Evidentemente, os blogposts nem sempre têm as pesquisas orgânicas como foco. Considerando que o marketing de conteúdo pode contemplar inúmeros objetivos, a ideia é equilibrar conteúdos longos e curtos no calendário editorial para atender diferentes demandas.
Nesse sentido, procure não estabelecer objetivos apenas para seu marketing geral. O ideal é traçá-los também para cada conteúdo específico. Assim, você consegue determinar qual quantidade de palavras mais faz sentido para a meta a ser atingida.
Por exemplo, se a ideia é ranquear uma palavra-chave competitiva e gerar tráfego orgânico para um tema de grande relevância para sua audiência, um artigo longo é melhor.
Contudo, se você vai lançar uma promoção, faz mais sentido elaborar um post breve e enviá-lo para sua base (via e-mail ou divulgação direta, por exemplo) para que ela a aproveite rapidamente.
No mesmo sentido, conheça a intenção de busca do usuário. Quando o tema satisfaz a necessidade de encontrar novidades ou de se entreter, um texto curto é mais adequado. Se a ideia for aprender algo novo ou explorar uma área de interesse, priorize os artigos longos.
Somadas às suas análises de engajamento e de tráfego, essas são as melhores formas de saber qual quantidade de palavras funciona com seu público e com cada conteúdo específico.
A quantidade de palavras de acordo com o modelo
Quando nos referimos acima aos conteúdos longos e curtos, é importante esclarecer qual o padrão de volumetria que cada um deles engloba.
De maneira geral, um texto curto é aquele com menos 1.000 palavras. Ou seja, trata-se de um artigo que pode ser lido mais rapidamente, de fácil entendimento e que trata sobre apenas uma parte de um assunto.
Já os textos longos têm mais de 1.000 palavras. Eles tendem a ser mais detalhados, a se aprofundar nos assuntos e apresentar a descrição ou o copywriting de maneira bastante detalhada.
Claro que, mesmo nos dois casos, a variação na quantidade de palavras pode ser bastante grande. Portanto, a lógica sobre o objetivo e a análise da proposta do conteúdo mais uma vez é reforçada para determinar a escolha certa.
Veja abaixo as principais recomendações para diferentes modelos de conteúdo e como o método para escolha de volumetria também se aplica a eles:
Infográficos
Os infográficos servem para apresentar as informações de maneira mais visual. Ao agregar textos breves e imagens, na forma de gráficos, ilustrações e ícones, eles facilitam a compreensão do tema pelo leitor.
Seu objetivo é garantir um consumo breve e não pesado para a audiência. Graças ao apelo visual, ele transmite a mensagem de forma rápida e eficiente, mesmo quando os temas são mais complexos.
Para manter a simplicidade e objetividade, eles se enquadram nos textos curtos. Normalmente, eles têm de 200 a 300 palavras.
Notícias
Na mesma lógica do caso acima, as notícias também devem ser conteúdos curtos. A média geral é que elas sejam escritas em 300 palavras.
Isso ocorre porque fatos noticiosos, ou mesmo opiniões breves sobre um tema, precisam ser consumidas de forma dinâmica. O público quer descobrir rapidamente sobre o que se trata o assunto e saber imediatamente o que acontece no “agora”.
Evidentemente, se a ideia for noticiar fatos mais complexos, isso pode mudar. Como em quase todas as situações, não há uma regra fixa. Contudo, na maioria das vezes, a praticidade das notícias deve ser mantida.
Ebooks
Já os ebooks, justamente por serem descritos como “livros eletrônicos”, devem prezar pela profundidade.
Sendo assim, eles estão na categoria de textos longos. Sua finalidade é instruir, educar e aprofundar os temas de forma mais completa. As pessoas esperam encontrar tudo aquilo que desejam em um ebook, e a quantidade de palavras deve fazer jus a isso.
Se colocarmos a volumetria em uma média, é comum que ela varie de 5.000 a 7.000 palavras. Contudo, dependendo do assunto, podemos encontrar e-books maiores, de 5.000 palavras, e até aqueles com mais de 10.000.
Pillar Pages
A pillar page atende necessidades semelhantes às do ebook. A diferença é que o conteúdo fica disponível dentro do próprio blog.
Em resumo, esse formato prevê uma abordagem detalhada e completa sobre os temas, mas que é organizada em um “índice”. Nele, o usuário clica no tópico que mais lhe interessa e encontra as respostas segmentadas com mais facilidade.
Enquadradas nos textos longos, as pillar pages quase sempre têm mais de 3.000 palavras e geralmente não ultrapassam as 7.000.
Hierarquia de informação e heading titles
Se você está começando a criar seu blog ou ainda tem pouca experiência na área, é fundamental destacarmos que a quantidade de palavras deve ser observada junto de outros detalhes importantes.
Assim como a relevância das informações dita a escolha da volumetria, ela também deve guiar a organização visual de todo o texto. Para isso, toda informação publicada precisa ser hierarquizada. As ferramentas responsáveis por isso são as headings titles.
Elas podem ser entendidas como os “títulos” dentro do conteúdo. Cada H, ou “título”, determina a ordem de relevância dos assuntos que são discutidos no artigo. A H1 corresponde ao tema “maior”, e as demais são organizadas dentro do seu “guarda-chuva” de importância.
Como exemplo, imagine que seu conteúdo tenha 3 capítulos, sendo que os 2 primeiros têm 2 subcapítulos cada. Além disso, o último subcapítulo ainda se divide em 3 subcapítulos próprios. A estrutura do artigo ficaria assim:
- H1 – Título principal
- H2 – Capítulo 1
- H3 – Subcapítulo 1.1
- H3 – Subcapítulo 1.2
- H2 – Capítulo 2
- H3 – Subcapítulo 2.1
- H3 – Subcapítulo 2.2
- H4 – Subcapítulo 2.2.1
- H4 – Subcapítulo 2.2.2
- H4 – Subcapítulo 2.2.3
- H2 – Capítulo 3
Você deve ter percebido que os artigos do nosso blog também respeitam essa lógica. Na verdade, todo blogpost utiliza a estrutura de heading titles para organizar melhor o conteúdo.
Sem essa hierarquização, os textos seriam muito maçantes. Além disso, seria mais difícil para o usuário encontrar aquilo que se deseja. Inclusive, os Hs são fator de rankeamento no Google.
Seja na definição da quantidade de palavras, nas headings ou em qualquer outro detalhe, é fundamental ter uma estratégia bem traçada e saber como atingir sua audiência da maneira certa. Acesse nosso e-book especial e entenda melhor como compreender e impactar o seu público.