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A importância do calendário editorial para seu planejamento de conteúdo
- 21 de setembro de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Ter constância, previsibilidade e organização é fundamental para que uma estratégia de Marketing de Conteúdo seja bem-sucedida, e o calendário editorial está entre as ferramentas mais importantes para que isso seja possível.
Com ele você define as pautas a serem abordadas, suas tarefas, atribuições e prazos de entrega, fazendo assim com que suas campanhas tenham um maior senso de continuidade entre a audiência e sejam sempre alinhadas aos seus objetivos.
Para que você domine o calendário de conteúdo e saiba como utilizá-lo em prol de suas ações na internet, continue acompanhando o texto para entender melhor o seu conceito, importância, principais elementos e melhores recursos de apoio.
O que é um calendário editorial?
De forma resumida, o calendário editorial serve para documentar todo o cronograma de publicações de uma estratégia de marketing.
Nele são previstos todos os materiais a serem veiculados em uma campanha, como:
- posts para redes sociais;
- e-mail marketing;
- blogposts;
- publicações de vídeos;
- podcasts;
- entre outros.
Sua finalidade é organizar todos os canais utilizados nas ações e seus respectivos conteúdos, prevendo a relação existente entre eles, sua articulação no plano geral e suas respectivas tarefas.
Por exemplo, se a equipe precisa elaborar artigos para um blog, o calendário permitirá planejar os posts de redes sociais e fluxos de nutrição ligados a eles e ainda prever as demandas dos textos, como suas palavras-chave, CTAs, resumos, datas de postagem, etc.
Ele também confere maior previsibilidade para registrar ocasiões importantes para o seu segmento, futuros eventos, atualização e otimização de materiais antigos, cases de sucesso, entre outros marcos de conteúdo que precisam ser controlados para que não sejam esquecidos.
De acordo com as necessidades do seu planejamento estratégico, o calendário de conteúdo pode ser organizado semestralmente, mensalmente ou até semanalmente.
Em todos os casos, ele garante uma fonte confiável para sua equipe de marketing, permitindo acompanhar todas as demandas de produção e antecipar-se em relação às futuras publicações.
Planejamento e organização: conheça as vantagens
Planejamento antecipado
Ao delimitar todos os materiais a serem criados para a estratégia, o calendário de conteúdo permite estabelecer processos para toda a produção e delimitar os fluxos de tarefas que precisam ser cumpridas.
Assim, atrasos e erros são evitados, entregas são feitas de acordo com o cronograma preestabelecido e eventuais necessidades de mudanças ou adequações se tornam previstas na rotina, de forma a não comprometer o andamento das postagens.
Constância no fluxo de postagens
A principal finalidade do calendário é criar uma lógica constante e que faça sentido para os objetivos de marketing. Isso evita que certas datas fiquem sem publicações e que o engajamento do público seja perdido por falta de planejamento para os posts.
Além disso, ao organizar as datas e horários de veiculação, são priorizados no calendário os períodos em que os usuários estão mais ativos e dispostos a consumir conteúdo.
Portanto, os registros do calendário editorial viabilizam a realização de testes, já que apontam em quais dias e horários foram feitos os posts que trouxeram mais e menos resultados, para que toda a estratégia seja aprimorada continuamente por meio destes indicadores.
Entender que tipo de conteúdo traz resultados melhores
Diretamente ligado aos testes e previsões dos melhores períodos de postagens está o planejamento de temas relevantes para a marca.
Assim, como as melhores datas e horários de publicação ficam registrados, os temas escolhidos também são documentados e ficam passíveis de comparações. Dessa maneira, as campanhas ganham meios assertivos de determinar quais temáticas geram mais envolvimento entre as pessoas e quais devem ser priorizadas para que suas metas sejam mais bem atendidas.
Visualização de temas
A ideia do calendário é garantir uma visão integrada de todo o conteúdo para que os materiais conversem bem entre si e façam sentido diante da jornada de consumo da audiência.
Além de permitir segmentar os interesses dos usuários, a ferramenta confere rumos mais precisos para o funil de vendas, cria constância entre os temas abordados e garante que nada relevante para o público seja deixado para trás, como datas importantes, eventos de interesse, ações promocionais, entre outros casos semelhantes.
Gaps de conteúdo
Por meio do planejamento elaborado no calendário editorial, também é possível reconhecer quais são os gaps de conteúdo existentes entre a sua audiência e então atendê-los para complementar e diferenciar o seu posicionamento.
Isso significa analisar quais são as postagens e as palavras-chave usadas pela concorrência e então encontrar lacunas que não são utilizadas pelas demais campanhas, inserindo-as nos materiais feitos pelo seu canal para garantir maiores níveis de interesse entre os usuários e ranqueamento em termos específicos de SEO.
Elementos de um calendário editorial
Os calendários de conteúdo podem assumir diversos formatos e níveis de complexidade, tudo depende do tamanho da sua estratégia e das necessidades da sua equipe de marketing.
Por mais que os elementos que o compõem possam variar de acordo com as demandas de cada campanha, algumas seções são fundamentais, como:
Tipo de conteúdo
Em primeiro lugar, o calendário editorial deve prever quais são os tipos de conteúdo utilizados nas ações e atribuí-los a cada tema registrado no documento, o que vai desde textos para blog, até posts sociais, e-mails, vídeos, infográficos, podcasts, entre outros.
Isso é fundamental para organizar a criação dos materiais, além de identificar possíveis lacunas de meios que deveriam ser abrangidos pela campanha, adequar os materiais para as particularidades de cada formato e contemplar o que foi previsto para o consumo das personas.
Data de postagem e plataforma
Com os temas e tipos de conteúdos definidos, é fundamental que o calendário atribua uma data de publicação para cada postagem. Além de permitir um melhor controle dos prazos, isso também organiza mais adequadamente as tarefas relacionadas a cada entrega e delimita um período aceitável para sua execução.
Outro elemento importante é escolher os formatos e as plataformas em que eles serão postados. Assim, não há riscos de que os materiais sejam direcionados aos meios incorretos (inadequados para seu formato) e também é possível analisar em quais canais há um melhor nível de engajamento.
Responsável
Se todo conteúdo tem tarefas relacionadas, datas previstas para sua criação e padrões estabelecidos de postagem, é fundamental indicar quem são os responsáveis por cada atividade no calendário.
Dessa forma, toda a equipe fica ciente de suas responsabilidades, evitam-se atrasos e erros durante a gestão das campanhas e previnem-se confusões quanto às atribuições da estratégia.
Ferramentas que podem ajudar
Como citamos acima, um calendário editorial pode ser feito de diversas maneiras, e isso também significa que diferentes ferramentas podem ser empregadas para dar apoio ao seu uso e elaboração.
Por mais que ele possa ser representado até mesmo manualmente, de forma escrita, o mais indicado é utilizar sistemas integrados, que tornam sua organização mais prática e viabilizam as interações entre todo o time responsável pelas campanhas.
Confira abaixo algumas sugestões de aplicações que podem facilitar sua gestão do calendário de conteúdos, e que atualmente são as mais utilizadas pelos profissionais de marketing:
Trello
Uma das ferramentas mais priorizadas pelas agências de marketing e pelas organizações em geral é o Trello. Isso porque ele não só permite a criação de calendários editoriais, mas também pode ser customizado para criar qualquer fluxo de trabalho.
Seu sistema de quadros é bastante intuitivo e visual, e pode atender a diferentes modelos organizacionais graças à alta capacidade de personalização presente nas suas interações entre as tarefas.
Normalmente, as equipes usam o Trello por meio de diversas listas, em que as tarefas podem ser inseridas e rearranjadas entre categorias como “ideias”, “pautas em pesquisa”, “criação”, “conclusão”, “ajustes”, “publicação”, entre outras que venham a ser relevantes para a organização interna.
Google Calendar
Seria impossível tratar sobre a gestão de calendários sem mencionar o famoso Google Calendar.
Além de permitir a integração das tarefas entre as contas dos membros do time de marketing, o sistema ainda emite alertas de acordo com as datas e horários das entregas, evitando atrasos e esquecimentos que podem comprometer todo o andamento das campanhas.
Milanote
Por fim, o sistema Milanote traz uma experiência semelhante à do Trello, mas com funcionalidades e experiências ainda mais completas para o gerenciamento do calendário de conteúdos.
Ele é voltado especificamente à área do marketing, e sua simples interface de arrastar e soltar possibilita organizar diferentes colunas de tarefas, linhas, notas, arquivos, links, vídeos, entre outros recursos que otimizam a organização das campanhas.
O melhor é que a estrutura básica já vem predefinida, e basta aos usuários estabelecê-la de acordo com suas necessidades. Como nos demais sistemas citados, seu funcionamento é colaborativo, e mais pessoas podem ser inseridas para visualizar ou editar os quadros.
Tão importante quanto criar o calendário editorial e organizar as tarefas de marketing é garantir materiais realmente excelentes, que sejam capazes de atrair, engajar e converter sua audiência. Se você quer conhecer as melhores técnicas para elaborar seu conteúdo, clique aqui e confira nosso artigo especial sobre copywriting.