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Vale a pena investir apenas em tráfego pago?
- 8 de setembro de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Quanto mais a importância das campanhas orgânicas é reconhecida e se populariza entre as marcas, mais os empreendedores sentem dúvidas sobre a viabilidade do tráfego pago.
Segundo um levantamento da IAB Brasil e da Nielsen, 45% das empresas aumentaram seus investimentos em anúncios digitais no ano de 2021.
Apesar de ser um número bastante considerável, isso representa pouco menos da metade das organizações entrevistadas, o que só reforça a divisão que ainda existe sobre o tema.
Na verdade, esse cenário de equalização reflete bem os paradigmas sobre os pagamentos por cliques e impressões: apesar de importantes, eles exigem cautela e muito equilíbrio.
Mas o que isso significa? Afinal, vale a pena ou não investir em tráfego pago? Como fazer isso de forma sustentável? Descubra as respostas para essas e outras perguntas a seguir.
Tráfego pago vale a pena?
Como em toda decisão de marketing, para saber se uma ação é vantajosa, é fundamental se ater aos objetivos da campanha e da estratégia em geral.
Você provavelmente sabe que existem muitas maneiras de atrair pessoas para seu site, mas o tráfego pago e o engajamento orgânico são provavelmente os meios mais populares de conquistar audiência.
O grande benefício do tráfego orgânico é que ele não tem custos diretos, mas tenha em mente que ele também exige alguns investimentos e esforços, seja na criação de conteúdo, nos estudos de SEO, na análise de backlinks, no ajuste de métricas, e assim por diante.
Soma-se o fato de que os resultados conquistados organicamente são de médio e longo prazos, e geralmente demoram alguns meses para começar a aparecer.
Ou seja, enquanto os métodos orgânicos devem ser planejados a longo prazo, o tráfego pago permite que campanhas sejam criadas imediatamente e que anúncios tragam novos usuários em questão de poucos dias.
Também é importante considerar que, assim que os resultados de SEO começam a aparecer, eles costumam ser constantes e criam um nível escalável de engajamento. Já os anúncios pagos têm seus benefícios cessados no momento em que deixam de ser feitos.
Portanto, uma situação exige muito mais persistência, paciência e assertividade do que outra, mas a solidificação em termos de posicionamento está diretamente relacionada a esses esforços.
Sendo assim, podemos concluir que o tráfego pago vale a pena quando atende a demandas mais imediatas de uma campanha. Já o orgânico garante meios sustentáveis de crescimento a longo prazo.
Dito isso, é importante ressaltar que ambos devem andar lado a lado, para que os anúncios impulsionem ações iniciais e estratégias que precisam de crescimento célere, enquanto o SEO é trabalhado simultaneamente para garantir sua consolidação e continuidade.
O cenário do tráfego pago em 2021
Não é novidade que o uso de tráfego pago e a contratação de Gestores de Tráfego se tornaram muito demandados nos últimos anos.
Grande parte das campanhas direciona seus investimentos aos anúncios, e as plataformas mais populares são o Google e redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube.
Direcionar verbas para esses canais de fato traz excelentes resultados, mas a tendência é que fique cada vez mais caro atingir boas metas por meio deles.
De acordo com dados trazidos pelo portal Infomoney, os investimentos digitais no mercado brasileiro devem dobrar nos próximos 4 anos. Com um número ilimitado de anunciantes em espaços limitados, certamente os custos por cliques e impressões vão crescer acentuadamente.
Conclui-se então que, por mais que no presente seja fundamental investir em meios como Google Ads, Facebook Ads e YouTube Ads, por exemplo, as marcas já devem voltar seus olhares para a diversificação.
Afinal, se essas plataformas mudarem suas regras, ficarem muito mais caras (o que certamente ocorrerá) ou simplesmente deixarem de existir, toda a sua estratégia pode ir por água abaixo caso dependa inteiramente delas.
O ideal é não vender diretamente por essas ferramentas, mas sim utilizá-las de maneira diversificada para construir uma boa audiência e então vender diretamente para ela.
Na mesma fonte que citamos acima, afirma-se que o ideal é enxergar o tráfego pago como uma carteira de investimentos. Ele deve ser parte importante do negócio, mas as vendas não podem vir de apenas um ou de poucos canais.
O que você precisa fazer antes de investir em tráfego pago?
Vamos a alguns dos cuidados mais importantes para que seus investimentos no tráfego pago sejam planejados da maneira correta:
Crie metas
Evidentemente, a fase de planejamento é uma das mais importantes para que uma campanha seja eficiente e traga os resultados esperados.
Por isso, não deixe de definir suas personas e de estimar metas realistas. Do contrário, tudo será feito sem organização e você vai trabalhar sem saber o que pretende alcançar e como vai se comunicar, favorecendo a ocorrência de erros e retrabalhos.
Com objetivos bem definidos, você saberá onde suas ações devem chegar e terá mais domínio na hora de analisar suas métricas, aplicando os filtros de pesquisa sobre os indicadores, gerando relatórios mais precisos e obtendo insights que lhe auxiliem a gerar melhores resultados.
Planeje seu orçamento
Por falar em metas, o tráfego pago deve ter um orçamento precisamente estimado com base nas conversões que você pretende gerar.
Isso pode ser feito de duas maneiras: você determina a quantidade de dinheiro disponível e estima quantos cliques ou impressões podem ser comprados com ele ou determina o quanto deseja converter e então obtém o valor a ser investido.
Normalmente, as próprias plataformas de anúncios fazem esse cálculo, e cabe a você determinar se o investimento será o bastante para atingir os objetivos definidos de forma sustentável para a sua empresa.
Construa uma estratégia de fluxo orgânico
Como reforçamos ao longo do artigo, o tráfego pago não deve ser utilizado sozinho, mas sim como um dos elementos de toda a sua estratégia.
Isso porque, se a sua marca basear-se apenas em anúncios digitais, a tendência é que as pessoas se cansem de meras propagandas e ignorem seus posts. No melhor dos casos, sua divulgação será atraente apenas em relação aos preços dos concorrentes, o que é péssimo quando pensamos no fortalecimento de marca.
Sendo assim, não deixe de produzir conteúdos atraentes e de construir um bom relacionamento com sua audiência, diversificando formatos e promovendo excelentes ações orgânicas em diferentes canais de interesse do seu público.
Lembre-se que isso fortalece o seu posicionamento a longo prazo, e torna você menos dependente das plataformas de anúncios, criando um meio sustentável para manter sua presença digital e para atingir seus objetivos de acordo com os recursos disponíveis na internet mais relevantes para suas necessidades de conversão.
A importância da produção de conteúdo
Em primeiro lugar, dados do Search Engine Land apontam que 70% a 80% dos usuários ignoram totalmente os anúncios pagos presentes nas páginas de buscadores como Google e Bing, por exemplo. Isso significa que a maioria das interações esperadas pode acabar não acontecendo.
Outro ponto importante é que pagar para que seu site apareça não significa exatamente que você vai aparecer porque seu conteúdo é bom e gera interesse entre sua audiência. Ou seja, as pessoas podem chegar até você, mas isso não garante que elas sejam retidas.
Levando em consideração que o tráfego pago só é cobrado quando os cliques e as impressões ocorrem, isso não é de todo mal. Afinal, se apenas 20% do público chega por meio dele, você só vai pagar por essa parcela.
O grande problema ocorre quando há uma dependência muito grande sobre essas mídias para gerar uma parte importante das suas conversões. Por exemplo, se em determinado período você precisar diminuir um terço dos seus investimentos, seu tráfego também vai cair um terço.
Seguindo a mesma lógica, se você pretende dobrar os acessos da sua página, isso significa que você precisará pagar o dobro para o Google ou para outra plataforma de anúncios.
Caso um concorrente invista pesado em certa palavra-chave, seu custo de leilão vai subir e o orçamento da sua campanha será mais alto que o planejado. Essas e muitas outras situações reforçam que suas ações não podem se tornar reféns do tráfego pago.
Para construir a autoridade que sua empresa precisa na internet, garantir mais controle sobre o seu crescimento e ter a escalabilidade necessária para sua presença digital, o tráfego orgânico e a criação de conteúdo de qualidade são requisitos fundamentais dos quais você jamais deve abrir mão.
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