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Como escolher a empresa de marketing ideal para você
- 24 de agosto de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Quais são as principais dificuldades que o seu negócio enfrenta na era digital? Você já considerou a contratação de uma empresa de marketing para impulsionar seu crescimento?
Um estudo da McKinsey revelou que 80% das organizações brasileiras estão apenas começando suas estratégias na internet.
Se esse também for o seu caso, a experiência e a qualificação de um serviço terceirizado podem ser a chave para que você domine esse cenário desafiador, mas que também é repleto de oportunidades.
A seguir, descubra todos os detalhes sobre como escolher a agência de marketing digital perfeita para as suas pretensões e necessidades.
O que uma empresa de marketing faz?
Uma empresa de marketing é responsável pela execução dos projetos de seus clientes, que podem ser voltados a diferentes objetivos mercadológicos, o que inclui desde o aumento de vendas até a divulgação de certos produtos ou serviços, o reforço de marca, o estreitamento na relação com o público, e assim por diante.
Atualmente, é impossível tratar sobre as melhores soluções na área sem considerar as estratégias de marketing digital.
Contudo, é preciso ter em mente que esse segmento é um universo repleto de possibilidades, e que não existe apenas um modelo ou fórmula de atuação entre as agências.
Por mais que certos negócios ofereçam campanhas completas, que contemplam todos os serviços necessários para divulgar e fortalecer uma marca na internet, esse não é o caso na maioria das vezes.
Isso porque as organizações costumam ter demandas e pretensões diferentes, o que exige aprofundamento somente em certas áreas específicas do marketing.
Sendo assim, é comum que as empresas de marketing sejam mais especializadas em determinadas estratégias em detrimento de outras, seja em ações para redes sociais, mídias pagas, produção, planejamento, inbound marketing, e assim por diante.
Ou seja, se o seu negócio precisa criar um site, provavelmente ele deverá contratar um serviço diferente do que contrataria se precisasse de uma campanha de criação de conteúdo.
Inclusive, isso também faz com que muitas agências trabalhem em parceria umas com as outras, integrando as diferentes frentes que precisam ser atendidas de acordo com as novas demandas que surgem em uma estratégia.
Claro que, se você contratar uma empresa para fazer seus artigos ou criar seus sites, por exemplo, ela também lidará com as imagens e vídeos necessários para complementar o serviço. Contudo, se o caso fosse criar apenas uma campanha focada em vídeos, faz mais sentido optar por uma solução dedicada à área.
Diante de tantas escolhas e opções, como saber qual a empresa de marketing certa? Entenda melhor ao longo dos próximos itens.
Identifique suas prioridades
Ao investir em marketing digital, sua empresa pode ter diversos objetivos, desde o fortalecimento de sua marca online até a criação de um melhor relacionamento com o público, aumentar suas vendas ou posicionar-se como referência no segmento em que atua.
Isso não depende apenas do que se deseja atingir enquanto negócio, mas também da sua maturidade na internet e da experiência que já possui em relação às suas estratégias.
Com isso em mente, mais do que considerar a especialização da empresa de marketing a ser contratada, também é fundamental avaliar as prioridades em relação ao modelo de serviços.
Por exemplo, se você tem uma organização pequena e quer fazer as campanhas por conta própria ou ainda direcionar um funcionário para isso, a busca por uma consultoria pode ser a melhor solução, já que o consultor orienta e acompanha as ações, que, por sua vez, são colocadas em prática internamente.
Na mesma situação, ou ainda se você tiver um departamento de marketing interno, muitas vezes a necessidade pode ser apenas um serviço específico que não é contemplado por sua equipe (por exemplo, se você tem um social media, mas quer produzir artigos para o seu blog, se quer veicular um vídeo, mas não tem um videomaker interno, etc.). Nesses casos, a solução seria a de um criador freelancer, que cumpre certas demandas pontualmente sem a necessidade de contratação.
Já se a sua prioridade for contar com auxílio constante, capaz de atender a todas as demandas necessárias para que sua empresa tenha sucesso em suas campanhas, uma empresa de marketing digital é a mais indicada.
Afinal, uma agência conta com times completos e qualificados para compreender e operacionalizar as soluções que sua marca precisa para atingir suas metas. Nesse ponto, vale novamente a dica de certificar-se de que a empresa escolhida realmente atende a suas principais dores e necessidades.
Terceirizar o marketing ou internalizar?
Com base no que abordamos anteriormente, você provavelmente está se perguntando se vale mais a pena contratar uma empresa de marketing ou criar uma própria equipe para realizar suas campanhas.
Antes de apresentarmos os principais cuidados ao escolher uma agência, é importante esclarecer tudo o que é exigido dos negócios que optam pelo apoio de profissionais internos, consultores e/ou freelancers.
Tenha em mente que, quando o marketing está sob responsabilidade da sua empresa, você precisa contratar diversos colaboradores na área e gerenciar corretamente suas atividades, que muitas vezes exigem um bom nível de especialização.
Isso pode incluir a gestão das suas redes sociais, atualização do seu site, criação de conteúdos de texto, vídeo e imagens, investimento e acompanhamento de mídias pagas, e-mail marketing, elaboração de estratégias, análise de métricas, entre muitas outras ações.
Ou seja, por mais que isso lhe dê certa liberdade e mais domínio sobre o seu negócio, você precisará se preocupar com uma curva maior de aprendizagem para ter excelentes profissionais (que incluem gerentes de marketing, redatores, social medias, especialistas em SEO e em mídias pagas, desenvolvedores, designers, entre outros).
Já uma empresa de marketing disponibiliza os melhores especialistas em prol do sucesso das estratégias da sua empresa, sem que você precise se preocupar com contratações, infraestrutura e investimentos em qualificação.
Os benefícios tendem a ser maiores, seja na contratação de uma agência focada e especializada em certa área que você deseja aprimorar suas campanhas, seja em soluções generalistas, como agências full service que contemplam tudo o que você precisa para seu posicionamento e crescimento digital.
3 Dicas para escolher a agência certa para sua empresa
A não ser que você tenha uma grande companhia, bastante tempo disponível e liberdade para investir pesado em uma equipe própria, provavelmente uma empresa de marketing digital é a melhor escolha para divulgar seus negócios.
Já tratamos sobre como é importante avaliar o que suas campanhas precisam, as prioridades da sua empresa e as especialidades a serem contempladas na sua estratégia, mas como identificar se a agência a ser contratada realmente oferece ótimos serviços?
Analise o portfólio
O marketing é uma área que, ao mesmo tempo, exige conhecimentos exatos (como na criação de estratégias, estudo de público e análise de resultados) e também técnico-artísticos (como na criação de vídeos, elaboração de textos e design de imagens).
Qualquer solução terceirizada exige boas referências, mas nesse caso isso é ainda mais importante, pois o portfólio das agências e a pesquisa de serviços realizados permitem atestar a qualidade das campanhas já elaboradas e compreender se elas realmente geraram resultados sólidos e mensuráveis para outras empresas.
Custo-benefício
Mais que considerar a qualidade e os resultados que a empresa de marketing é capaz de entregar, você precisa equilibrar esses aspectos ao conjunto de serviços contratados e ao valor cobrado por eles.
Além de verificar se o preço corresponde à média do mercado e está alinhado à excelência das soluções ofertadas, não deixe de manter o foco nas suas dores e objetivos. Afinal, seu dinheiro pode ser desperdiçado na contratação de pacotes muito amplos ou generalistas, e estratégias específicas podem entregar resultados mais assertivos por um preço relativamente menor.
Novamente, tudo depende da realidade, da maturidade digital e das pretensões da sua empresa.
Diferenciais
Quando falamos sobre a análise dos serviços da agência, não basta simplesmente verificar a quais demandas ela atende. O site da empresa provavelmente dirá se ela realiza gestão de redes sociais, se é mais focada em compra de mídia, se é especialista em SEO, Inbound Marketing, criação de sites, entre outras possibilidades semelhantes.
O problema é que isso não é o bastante para que você realmente saiba se suas necessidades serão atendidas. O modo com que cada estratégia será guiada depende muito do público do seu negócio, dos canais em que você vai atuar, do seu segmento de atuação, do momento que sua marca vive, e assim por diante.
Nesse sentido, o grande diferencial das melhores agências é compreender precisamente qual a viabilidade de cada ação a ser adotada, quais objetivos sua organização precisa atingir, as particularidades a serem atendidas durante a campanha e o período mais realista para a entrega de resultados viáveis.
Antes de fechar qualquer contrato, fuja de ofertas superficiais e certifique-se de que esse cuidado existe, pois só com clareza e um entendimento profundo sobre esses aspectos é possível ter sucesso nos meios digitais.
Por que escolher o Lab Persona?
Agora que você já sabe como escolher a agência de marketing digital ideal para sua empresa, queremos lhe apresentar uma solução capaz de atender a todas as demandas que apresentamos no artigo e que é referência absoluta neste segmento.
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