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Tudo sobre marketing digital: você sabe em que vale a pena investir?
- 30 de março de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Para entender tudo sobre marketing digital, é preciso saber os principais conceitos dele e compreender como funcionam alguns de seus processos, para identificar onde investir.
Contudo, de forma geral, é certo que a maioria das empresas já perceberam que estar presente na internet e realizar ações dirigidas e estratégicas nesse cenário pode lhes garantir resultados online e offiline, ainda mais em um mundo competitivo de negócios como se tem hoje.
Saber como estruturar campanhas e estratégias, como trabalhar com inbound marketing e tudo sobre marketing digital é imprescindível para as empresas que desejam ter sucesso atualmente.
Isso porque a área é um conjunto de possibilidades, sendo possível aplicar várias dicas para aumentar as vendas com marketing digital e a visibilidade de sua marca.
Abaixo, trazemos uma explicação completa a respeito de tudo sobre o marketing digital, o que ele significa, um resumo de seus formatos, vantagens e planejamento, ajudando a entender também qual o momento certo de aplicar cada ação em uma estratégia bem elaborada. Boa leitura!
Tudo sobre marketing digital: o que é marketing digital?
Já se perguntou o que é marketing digital? Utilizando termos simples, é toda ação de marketing, que significa comunicar e aproximar seu produto e serviços das expectativas e necessidades do seu cliente, aumentando a visibilidade, por meio da internet.
Em relação ao marketing tradicional, ele oferece inúmeras vantagens, como preço, agilidade e acompanhamento mais facilitado da performance das campanhas, além de um alcance muito maior e possibilidade de explorar nichos do mercado que estejam até mesmo geograficamente distantes.
Com a era digital e a ascensão dos mecanismos de busca online, é notável que o comportamento dos consumidores se alterou bastante. Com isso, olhar para a web virou não só uma oportunidade, mas também uma necessidade de se readaptar no mercado.
O papel da internet se tornou fundamental, com impactos tanto em resultados online quanto offline, já que uma marca bem definida no meio digital acaba tendo reflexos mesmo quando o negócio não é fechado online, mas, por exemplo, quando um lead já chega qualificado a uma loja física.
Quando um cliente interage por meio do marketing digital e depois esse atendimento continua em um local físico, podemos dizer que ocorreu um tipo de cross channel. Isso é, um canal de marketing deu apoio a outro.
Outro ponto que chama atenção nessa questão do digital é a importância do e-commerce. Esta área do marketing tem diferentes frentes de atuação, mas basicamente consiste em oferecer a venda de produtos pela internet, muitas vezes quando esse é inclusive o único modelo de atuação.
O cross channel também pode acontecer no e-commerce, quando a empresa tem tanto lojas físicas quanto virtuais. Nesse caso, uma pode ser braço da outra.
Conceitos essenciais do marketing digital
Pronto para entender tudo sobre marketing digital e seus termos? Que tal começar pelas principais palavras que você vai ouvir ao pesquisar ou montar sua estratégia? Vamos lá:
Persona
Persona, como o próprio nome sugere, se refere à representação de cliente que você quer atingir em forma de alguém que tem identidade, características e aspectos bem definidos no mercado.
Um perfil de cliente ideal para aquele tipo de solução, serviço ou produto que você oferece e a quem você vai direcionar seus esforços, em quem você utilizará como base para produzir toda a sua estratégia.
É muito comum falarmos em persona quando estamos montando um planejamento de conteúdo e ações.
Lead
Lead é um potencial consumidor que passou a fazer parte de sua jornada de compra, normalmente quando se converte de apenas visitante de sua página a alguém que disponibilizou um contato ou se predispôs a uma interação.
Nesse sentido, é preciso então investir em captar e depois nutrir esses leads, até que se sintam preparados para avançar na trajetória, até as etapas de decisão, quando efetivamente vão procurar adquirir uma solução.
Funil de vendas
O funil de vendas é um conceito bastante peculiar quando nos referimos a vendas e também a marketing digital, pois faz alusão à lógica de um funil propriamente dito para definir a possível filtragem de leads até que saiam do topo, onde a maior parte dos visitantes e usuários chega, até o fundo do funil, onde permanecem os leads que de fato poderão virar clientes, fechando o negócio.
CRM
CRM significa Customer Relationship Management, e consiste em gerenciar a relação com o consumidor. Normalmente isso pode ser feito com ajuda de ferramentas que ajudam a ter um panorama melhor dessa interação, assim como tudo sobre marketing digital.
Às vezes o fato de contar com geração de relatórios constantes sobre a performance das campanhas e dos contatos e aproximações feitas já ajuda a ter uma boa noção disso.
Em muitos casos, é usado também algum tipo de software que ajude a empresa a manter uma base bem organizada de leads, visualizá-la, registrar os atendimentos e acompanhar todo o histórico de interação dos usuários ou clientes, por exemplo.
Quanto mais conhecimento, agilidade para consultar essas interações anteriores e soluções planejadas a empresa tiver, melhor será a capacidade de atender satisfatoriamente o consumidor quando uma demanda chegar.
Landing page
Landing page é um tipo específico de página, que normalmente fica dentro do seu site, com o objetivo específico de converter.
Ela é uma página de destino e pode ser criada ou excluída e substituída de tempos em tempos, dependendo da ação e de tudo sobre marketing digital que você estiver fazendo naquele momento. Ao contrário das demais páginas do site, ela não vai só trazer informações gerais sobre sua empresa, mas vai principalmente conduzir a uma ação muito definida.
Por exemplo, pode haver uma landing page para baixar um e-book, para se cadastrar em um evento, para uma promoção, venda, lançamento de produto e assim por diante.
SEO
SEO, ou Search Engine Optimization, significa um conjunto de regras feitas para otimizar os conteúdos para que sejam encontrados mais facilmente nos mecanismos de busca.
Exemplo: textos com a quantidade certa de palavras-chave, utilização de subtítulos e marcadores que facilitem a leitura, frases curtas e demais alinhamentos que contribuam para a relevância e qualidade daquele conteúdo em meio a outros.
Além disso, a utilização de tags, hiperlinks e definições corretas das imagens (atributo alt, que é colocado nas fotos de um post para descrevê-las por mecanismos automáticos de leitura) também contam a favor e compõem a estratégia de SEO.
Essas ações são muito importantes, pois o resultado de todo esse trabalho de otimização se reflete em indexação e ranqueamento muito melhor das páginas e suas palavras-chaves no Google, gerando mais tráfego para o seu site e autoridade para a marca e seu conteúdo, que pode virar referência para as demais.
CMS
O CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo, por meio geralmente de um aplicativo, que permite editar, atualizar, gerenciar e publicar conteúdo.
Assim, dentro de uma estratégia pré-montada, é possível automatizar algumas etapas do trabalho de conteúdo, contribuindo para a agilidade na estratégia de marketing digital.
CTA
Call to action (CTA) é um tipo de frase que fica no texto de um conteúdo ou de uma landing page e página de site convidando e incitando o leitor a uma ação, como por exemplo entrar em contato ou baixar um material.
Fluxo de nutrição
Fluxo de nutrição é uma espécie de follow que é feita para acompanhar e conduzir o lead pela jornada de compras, de modo que uma ação conduza logicamente a outra.
Para fazer um bom fluxo de nutrição de leads, é preciso seguir basicamente estas etapas:
- Segmentar o público adequadamente;
- Definir um caminho;
- Categorizar os leads;
- Desenvolver uma comunicação personalizada para cada um deles.
Essa nutrição pode ser feita por meio de diferentes formatos de conteúdo e canais como e-mail marketing, disparado periodicamente ou apenas em situações nas quais as campanhas irão rodar sazonalmente, por newsletter ou jornal eletrônico ou até por meio de blogs e conteúdos ricos, para os quais indiretamente eles serão atraídos.
Quais são as vantagens do marketing digital?
Ao procurar compreender tudo sobre marketing digital, é natural que você esteja também interessado em saber quais as vantagens desse investimento. Podendo trabalhar em conjunto com o marketing tradicional, é uma excelente forma de ampliar o alcance da estratégia global agregando custo, otimizando e possibilitando mensuração e análise apuradas e em tempo real. Isso porque tudo sobre marketing digital gira em torno da internet, de real time.
Outro ponto positivo é a agilidade para implementação. Embora requeira planejamento e preparo, o marketing digital consegue validar, implementar e testar ideias com rapidez, especialmente em demandas sazonais, fator que pode ser aliado do marketing como um todo.
Como fazer um bom planejamento de marketing digital?
Conhecer tudo sobre marketing digital implica também saber como planejá-lo adequadamente.
Por isso, vamos abordar um passo a passo com informações sobre como realizar um planejamento de marketing.
Defina seus objetivos
O primeiro passo é saber aquilo que você quer. Após se autoconhecer, a definição de objetivos é como enxergar o ponto de chegada e então poder traçar o melhor caminho.
O objetivo é ser uma empresa maior no futuro, ou é manter o mesmo porte, mas consolidar-se em uma fatia de mercado x? Deseja expandir o portfólio, ou se tornar referência apenas com os produtos que tem hoje?
Perguntas como essas ajudam a empresa a entender o que quer em curto, médio e longo prazo. A análise da concorrência também ajuda a pensar onde você quer chegar em meio a todos os concorrentes no futuro.
Pense no público-alvo
Em seguida, não dá para ignorar a necessidade de olhar para o mercado também com vistas especiais para os clientes, que são, afinal, os que mais ditam o rumo de suas estratégias e tudo sobre marketing digital em seu negócio.
Quem está preocupado em entender tudo sobre marketing digital tem que compreender que, além de conhecer as técnicas de marketing, deve conhecer o público.
Procure saber suas preferências, idade, suas dores e dificuldades, suas expectativas, do que mais gosta e o que costuma consumir, inclusive no tempo livre.
Estabeleça estratégias
Após delimitar esses pontos iniciais sobre objetivos e público, é hora de pensar no que fazer dentro de tudo sobre marketing digital que você está aprendendo.
Dependendo do público e das condições da empresa, é possível diversificar as ações. Para isso, tenha o planejamento em mãos e estude qual o melhor tipo de estratégia que você pode adotar:
Marketing de conteúdo
Significa utilizar conteúdo dos mais variados formatos para gerar autoridade para sua marca e educar seu público-alvo a respeito da relevância e do valor agregado por seus produtos em suas vidas.
Alguns exemplos do que pode ser utilizado são textos qualificados e otimizados para SEO em blogs e sites, e-books personalizados que conversem com a necessidade dos clientes e sirvam de guia, infográficos eficientes, podcasts e vídeos dinâmicos.
E-mail marketing
Enviado a uma base de leads previamente cadastrada, com ofertas, promoções ou até mesmo informações institucionais, como forma de estreitar esse relacionamento e ampliar as vendas.
Uma vez que o marketing digital visa a aumentar a visibilidade e contribuir para que haja aumento de negócios, é uma importante ação direcionada.
Redes sociais
Nas redes sociais diversas estratégias podem ser adotadas, como geração de conteúdo diário e frequente, realização de enquetes, sorteios, postagens de vídeo e assim por diante.
Saber tudo sobre marketing digital requer identificar e entender quando adotar uma estratégia nas redes sociais também é vantajoso, especialmente para conhecer melhor o público e gerar mais engajamento.
CRO – Conversion Rate Optimization
Otimização da taxa de conversão é uma série de técnicas que, mediante a análise das métricas, possibilitam ajustar o que for preciso dentro da estratégia para aumentar a conversão de leads.
Exemplos: mexer em incentivos adicionais para cliques, utilizar chamadas que causem senso de urgência e relevância, entre outros.
Marketing de busca – SEM
Determina a estratégia utilizada para atrair e responder a demanda do consumidor em busca por soluções na internet. Os investimentos nele podem ser orgânicos ou pagos, com o pay-per-click, quando se paga a cada clique que o cliente der em uma página ou anúncio exibido, ou anúncios no display do Google.
Inbound Marketing
Chegando até aqui, você já deve ter entendido as principais terminologias do marketing digital e tudo o que elas representam. É hora, então, de saber mais sobre o chamado inbound marketing na prática e como começá-lo.
Não adianta saber tudo sobre marketing digital se você não entender que o inbound é uma estratégia cada vez mais importante para atrair, converter e fidelizar clientes e os motivos para isso.
Em suma, significa ser visto por oferecer ajuda e o que é útil para os potenciais usuários de seu produto, em vez de somente chamar atenção por meio de propaganda direta. A grande sacada é que o conteúdo é um forte aliado para essa estratégia.
Em uma estratégia de inbound, cada tipo de conteúdo deve ser pensado de modo que possa ser encontrado o melhor modelo para uso em cada uma das etapas.
Por exemplo, o consumidor pode chegar à empresa por meio de um post de blog que encontrou elucidando suas dúvidas na internet, depois entrar no site por meio de um hiperlink ou CTA, em seguida se cadastrar para receber um conteúdo rico e a partir desta ação passar a receber e-mails marketing.
Em seguida, ter acesso a promoções, condições diferenciadas para sua tomada de decisões e assim por diante é uma consequência esperada para o caminho desenhado.
Além disso, o lead pode ser abordado por uma equipe comercial, desde que isso faça parte da estratégia, o que irá qualificá-lo ainda mais e tirar as eventuais dúvidas que ainda restem, para que ele chegue mais preparado à equipe de vendas em si.
Métricas de marketing digital
Por fim, vale citar que entender tudo sobre marketing digital compreende também conhecer as principais métricas dele, que servem como suporte para que a empresa possa acompanhar se suas ações estão gerando os resultados que se espera, previstos no planejamento estratégico.
Mas claro que para uma empresa que esteja começando a tentar gerir tudo isso de forma estruturada, a tarefa de mensurar pode não ser tão simples. Por isso, é importante contar com orientação adequada, ferramentas e experiência consistente no setor. Algumas delas são:
ROI
O ROI é o famoso “Retorno sobre investimento” já conhecido em algumas outras áreas de gestão, em geral, mas aplicado ao marketing digital.
Ele é medido por uma fórmula assim: ROI = Retorno do Investimento – (menos) o custo do investimento dividido pelo investimento inicial. Quando multiplicado por 100, esse cálculo aparece em porcentual.
Dessa forma, a empresa consegue ver se está obtendo retorno financeiro mensurável. Exemplo: R$100,00 (retorno) – R $10,00 (investimento)/10 -> ROI = 9. Isso significa que o retorno foi 9 vezes mais o que investiu.
Taxa de conversão
Em marketing digital, as taxas de conversão se referem a momentos próprios da jornada em busca de atrair e transformar potenciais consumidores do produto em clientes propriamente ditos.
Em geral, a taxa de conversão de leads, uma das mais olhadas, se baseia em dividir as conversões pela audiência geral que um site teve, por exemplo * (vezes) 100. Se 1000 pessoas visitaram a página, mas somente 400 delas se inscreveram para receber algum contato, essa taxa é de 40%.
Relatórios e KPIs
Uma das melhores formas de acompanhar a performance do marketing digital é ter relatórios periódicos dos índices e resultados alcançados, que podem ser mensais, por exemplo.
Podem ser em torno da quantidade de leads recebidos, quantidade de visualização de posts, curtidas e comentários, assim como taxas de visitantes no site, tempo de permanência, taxas de abertura ou rejeição de e-mails e contatos.
KPIs (os chamados Key Performance Indicators) são ferramentas de gestão que ajudam a medir a eficiência de processos. Pode haver KPIs para os exemplos acima, como número bruto de visitas, taxas e origem do tráfego (se ele é orgânico, se as pessoas chegaram naturalmente ao conteúdo, ou se ele é pago, por meio de links patrocinados e anúncios).
Assim, dá para ver, então, que tudo sobre marketing digital consiste em definir, calibrar e ajustar a melhor forma de conduzir a estratégia para atingir o público-alvo no momento certo, assim como saber a hora de intervir.
Isso garantirá que os esforços estejam sendo bem direcionados e não haja gargalos nos recursos. Inclusive, você sabia que o Lab Persona tem uma equipe que cria e acompanha a melhor estratégia para as empresas?
Com revisão e aprimoramento constante de cada etapa, é possível garantir maior efetividade. Além disso, a apresentação de relatórios facilita a visualização e organização dos resultados, oferecendo uma visão sistêmica e global de todas as ações.
Igualmente cabe ressaltar que é importante que quem atue com isso se preocupe em continuar sempre antenado a respeito de atualizações e tudo sobre marketing digital, para que possa estar atento a possíveis novidades que surjam e requeiram novos rumos.
Este conteúdo te ajudou a desvendar os principais conceitos e tudo sobre marketing digital, para entender como você pode apostar nele? Aproveite que o Lab Persona oferece um diagnóstico, para identificar as necessidades do seu negócio em relação a isso e como suas soluções podem ajudar por meio de estratégias ideais para ele!