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Primeiros passos: Como começar a fazer Inbound Marketing?
- 28 de janeiro de 2020
- Posted by: Lab Persona
- Category: Inbound Marketing
Quer entrar no universo do Inbound Marketing, mas está se sentindo confuso com os termos? Entenda tudo sobre o assunto e saiba quais são os primeiros passos!
O Inbound Marketing é uma forma estratégica de criar e planejar ações de Marketing Digital, com o objetivo de captar a atenção do público e, com isso, gerar interesse, engajamento e resultados.
Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing tem como premissa atrair o público-alvo por meio da produção de conteúdos e informações que são relevantes, bem construídas e ofertadas no momento certo para cada etapa do funil de vendas.
Diferentemente do que ocorre em formatos mais tradicionais de marketing, não são os argumentos de venda que atraem o consumidor em um primeiro momento, mas sim a comunicação, a abordagem e a capacidade da marca em construir uma presença digital forte e estabelecer laços com seu público.
Com base nessa filosofia, o Inbound Marketing se tornou uma estratégia muito popular no universo corporativo. Segundo um estudo do Content Marketing Institute de 2019, pelo menos 81% das empresas consultadas utilizam, pelo menos, um recurso estratégico de Inbound Marketing, como blog. Isso ocorre por motivos como:
- Eficiência das ações propostas;
- Alta capacidade de mensurar resultados;
- Retorno sobre o investimento.
Quer saber como se faz Inbound Marketinge como aderir a essa tática? Então, acompanhe as informações valiosas que separamos. Boa leitura!
Como começar a fazer Inbound Marketing?
Para traçar qualquer ação envolvendo os conceitos de Inbound Marketing, é preciso conhecer as diferentes etapas que compõem a estratégia. Estamos falando de:
- Atração;
- Conversão;
- Obtenção de resultado;
- Manutenção do engajamento.
Atração e adoção do Marketing de Conteúdo
O primeiro ponto reúne as ações desenvolvidas para criar uma tática eficaz de captação de interesse. Aqui se encontram alguns pontos estruturais importantes, como:
- Criação de perfis em redes sociais;
- Construção de um site bem formulado;
- Criação de um blog com conteúdos interessantes;
- Otimização para os motores de busca (SEO);
- Adoção do Marketing de Conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é uma parte estratégica do Inbound. Ele atua em todas as etapas do funil de vendas com objetivo de fazer o usuário avançar em sua jornada de compra. Para isso, se baseia em estudos de público-alvo, pesquisas de termos-chave mais buscados e, principalmente, na produção de conteúdo relevante.
Conversão: fazendo o primeiro esforço valer a pena
Feito o trabalho de atração, é hora de manter as pessoas conectadas. Nesta etapa, o Inbound Marketing mira transformar o interesse inicial em potencial de compra. Por isso, é fundamental estreitar o relacionamento entre público e empresa.
O foco continua sendo a oferta de conteúdos. Mas, agora, centrado na persuasão e não no despertar do conhecimento.
Para obter sucesso nesta etapa, será necessário utilizar ferramentas de conversão de visitantes, como:
- Landing pages: páginas dedicadas à conversão, nas quais é possível oferecer conteúdos em troca de dados estratégicos das pessoas;
- Formulários: podem dar acesso a conteúdos, garantir o download de um material rico ou, simplesmente, captar o contato para em seguida continuar o relacionamento via e-mail.
Durante os processos de conversão e manutenção do contato, é recomendado o uso de ferramentas para controle do relacionamento com os leads, como um software de automação de marketing e um CRM.
A partir do momento em que você inicia a jornada de captação de interesse das pessoas, não se pode mantê-las sem informação ou recebendo conteúdos que não se adequam ao seu nível de interesse. Por isso, é importante conhecer seu público-alvo e ficar atento ao volume e planejamento de postagens.
Nutrição e venda: hora de obter resultados
A parte mais interessante para a empresa é ter retorno com suas estratégias de Inbound Marketing, e esta etapa é decisiva para isso ocorrer. Trilhado o caminho da atração e retenção, chegou a vez de concretizar o negócio, o ponto fundamental que estabelece a relação com o lead.
Nesta etapa, a mensagem deve ser mais próxima, alinhada com o conhecimento que a empresa já tem das pessoas. Aqui serão utilizados os dados captados nas etapas anteriores.
Com uma boa ferramenta de automação de marketing e com informações precisas e atualizadas, é possível fazer um approach mais personalizado, condizente com a real situação da pessoa. Isso é fundamental para acelerar e contribuir para a conclusão de uma venda.
Muitas empresas também estabelecem fluxos de nutrição via e-mail para estreitar relacionamento, manter a comunicação segmentada e auxiliar no processo de venda. Para criar esses fluxos, é sempre bom analisar a quantidade de informação e o número de mensagens que serão enviadas, para que a estratégia não incomode e afaste as pessoas.
Outro ponto importante para obter sucesso nas vendas é estabelecer um lead scoring, um termômetro dos seus contatos. Cada interessado pode estar “frio” ou “quente” para compra, e cabe ao marketing compreender o momento certo para uma abordagem mais focada no fechamento de um negócio. Depois disso, a equipe comercial pode finalizar a venda de maneira assertiva.
Manutenção do engajamento e cuidados no pós-venda
Concluída a venda, não se deve esquecer o cliente. Faz parte do método Inbound Marketing ter um pós-venda de qualidade, mantendo uma relação e seguindo com a premissa de que a mensagem é que vai atrair o cliente até a próxima compra.
A continuidade no relacionamento cria chances de tornar o cliente um promotor de sua marca. A empresa pode ofertar novos conteúdos no pós-venda, focados no que foi adquirido, ou então buscar uma avaliação da jornada do cliente, algo importante para desenvolver processos cada vez mais orgânicos e assertivos.
Adote o Inbound Marketing e tenha resultados com a estratégia
Todos esses processos precisam estar muito bem esclarecidos para uma empresa que está em busca de resultados com Inbound Marketing. Cada passo precisa ser respeitado, assim como o uso das ferramentas.
Não será possível atrair novos clientes se a empresa não possui os canais adequados para Inbound Marketing ou não dedica seu tempo a pesquisas e produção de conteúdos de qualidade.
O Inbound Marketing é holístico, ou seja, é necessária uma compreensão integral de cada ação para que seja possível aplicá-lo com sucesso.
Diante disso, tenha em mente que será preciso contar com profissionais especializados e um time capacitado para monitorar os resultados. Além disso, será necessário analisar os dados captados, desenvolver ações que realmente atraiam pessoas e, claro, saber como utilizar conteúdos, fator determinante para o Inbound Marketing funcionar.
Para ter os melhores conteúdos, nada melhor do que produzir conteúdo para sua estratégia com a credibilidade do Estadão. Nós, do Lab Persona somos especialistas em soluções eficientes, customizadas e flexíveis.
Que tal começar analisando uma estratégia de alto potencial que preparamos para você?